terça-feira, 26 de março de 2013

FHC vai disputar cadeira na Academia Brasileira de Letras


Após anos de sondagens e de negativas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, 81, deve ser apresentado nesta quarta-feira (27) como candidato à Academia Brasileira de Letras (ABL). Segundo acadêmicos ouvidos pela reportagem, FHC aceitou o convite para se candidatar à cadeira nº 36, vaga com a morte deJoão de Scantimburgo, e sua eleição é considerada praticamente um fato consumado.
À frente da campanha pela entrada de Fernando Henrique estão imortais como Marcos Vilaça, 73, ex-presidente da ABL, e Celso Lafer, 71, ex-ministro de Relações Exteriores do governo FHC.
senador José Sarney, 82, também membro da casa, teria formalizado o convite ao ex-presidente. "Veio de várias vertentes essa candidatura dele, o Sarney, o Vilaça e o Celso levantaram isso. Ele concordou, o que será confirmado amanhã (27), com a entrega da carta [de candidatura]", disse um acadêmico à reportagem.
"É uma eleição absolutamente tranquila, ele tem apoio quase unânime na Casa. Se alguém quiser se lançar candidato [contra FHC], só pode ser masoquismo", completou o imortal, que preferiu não se identificar.
O ex-presidente é um dos nomes célebres que a Casa de Machado tenta atrair há anos --outros, como Ferreira Gullar, Antônio Cândido e Chico Buarque, continuam recusando a candidatura à ABL.
Fernando Henrique só teria aceitado concorrer com a garantia de que seria eleito. "Ele não corre atrás, nunca correu. É um ex-presidente da República, quer ser aclamado. Já tinha havido consultas a ele, para saber se ele concordava. Ele hesitava, mas dessa vez concordou", disse outro imortal.
Segundo a praxe da ABL, a cadeira de João de Scantimburgo (1915-2013), morto na última sexta, será considerada vaga após a chamada "Sessão da Saudade" em sua homenagem, que será realizada amanhã, às 16h, na sede da instituição, no centro do Rio.
Depois disso, os interessados em concorrer à vaga terão um mês para apresentar suas candidaturas. A eleição deve acontecer no final de maio. Antes disso, no próximo dia 11, haverá a eleição do sucessor do poeta Lêdo Ivo (1924-2012), que morreu em dezembro passado, deixando vaga a cadeira nº 10.
Onze candidatos estão na disputa, entre eles a jornalista Rosiska Darcy de Oliveira, considerada favorita, o poeta Antonio Cicero e a historiadora Mary Del Priore.
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário