quinta-feira, 28 de março de 2013

Zezinho Albuquerque recebe reivindicações de estudantes



No segundo expediente da sessão plenária desta quarta-feira (27/03), o deputado Danniel Oliveira (PMDB) falou sobre a situação dos taxistas de transportes intermunicipais do Ceará, criticando o fato de ainda não existir legislação direta para esse tipo de serviço.De acordo com ele, a prática tem causado grande transtorno em alguns municípios, como em Novo Oriente.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (PSB), recebeu, na manhã desta quarta-feira (27/03), uma comissão de estudantes universitários que apresentou uma série de reivindicações da classe estudantil. Entre elas, a destinação de 10% do PIB para a educação e 100% dos royalties do petróleo para a educação pública do Ceará. O presidente explicou que já tramita na Assembleia um projeto de indicação, apresentado pelo deputado Lula Morais (PCdoB), propondo a destinação dos royalties que atendem a reivindicação dos estudantes. “Com a aprovação do projeto, a manifestação será de toda a Casa”, frisou o deputado

José Albuquerque anunciou, ainda, que irá pedir aos presidentes das comissões de Ciência e Tecnologia e Educação Superior e a de Educação que promovam uma audiência pública para debater todas as demandas apresentadas para o devido encaminhamento. 

Entre as demandas dos universitários estão: a construção de um plano de valorização das universidades públicas estaduais; aprovação da PEC 02/2012, que cria sistema de cotas nas universidades estaduais; criação de meia intermunicipal; compromisso com a luta contra a redução da maioridade penal; construção de mais delegacias da mulher e a criação da comissão estadual da Memória e da Verdade na Assembleia Legislativa. Os estudantes solicitaram, ainda, o apoio da Casa para ceder 10 ônibus a fim de viabilizar a participação dos universitários no Congresso da UNE, que será realizado em Goiânia.

O estudante de jornalismo da UFC, Ivo Braga, vice-presidente regional da UNE no Ceará, disse que era importante essa interlocução da classe estudantil com a Assembleia para que as causas defendidas pela categoria ganhem visibilidade. A estudante de filosofia da Uece, Geyse Lima, explicou, ainda, que há causas específicas da universidade estadual que serão tratadas na audiência, como a questão da alimentação e do transporte de estudantes do interior do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário