quarta-feira, 27 de março de 2013

Açudes do Ceará registram menos de 50% da capacidade, afirma Cogerh


Prefeitos de 50 cidades se reuniram nesta terça-feira (26), na sede da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), no Bairro Parque Iracema, em Fortaleza, para discutir estratégias e tentar driblar a falta de abastecimento de água nas cidades. Atualmente, os reservatórios do estado acumulam menos da metade da capacidade total, a situação preocupa órgão.
Os 139 açudes monitorados pela Cogerh, estão com 44% da capacidade. Ou seja, menos da metade. A região que mas preocupa é a Bacia do Sertão de Crateús, que tem nove açudes e que está com 14,48% da capacidade. Em seguida vem a Bacia do Curu, com onze reservatórios e está com apenas 17% do volume.

Na reunião foram tomadas algumas decisões emergências. Ficou decidido que haverá a extensão do garantia Safra até o mês de julho, o qual deveria acabar em abril; a extensão do bolsa estiagem que agora vai até o final do ano; e ainda o uso de máquinas para a construção de adutoras.
“Haverá também a construção de cacimbas, cacimbões, impermeabilização de barragens, e uma série de outras medidas que possam facilitar a situação da seca no nosso estado. Vamos entregar também 64 novas motoniveladoras para os municípios. É uma máquina potente para trabalhar as estradas vicinais (estradas de caráter secundário) para melhorar o caminho para a chegada dos carros pipas nas cidades", disse o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Francisco Sombra.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário