quarta-feira, 27 de março de 2013

Osmar Baquit volta a defender a compra de máquinas de perfuração de poços



Durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (26/03), o deputado Osmar Baquit (PSD) sugeriu ao Governo do Estado a compra de 100 máquinas de perfuração de poços como solução para amenizar a seca no interior do Estado.

Na avaliação do parlamentar, as máquinas – orçadas em 100 milhões, no total – poderiam ser adquiridas em parceria com o BNDES e utilizadas em sistema de mutirão. “O governador Cid Gomes tem se esforçado muito, mas é preciso também olhar essa outra parte. Tivemos algumas chuvas, mas não significa um bom inverno. Deus queira que continue assim”, pontuou.

O parlamentar disse que, em suas viagens aos municípios do Interior, vem atestando o sofrimento da população com a falta d’água. “Os municípios estão com 10%, 20% das suas reservas. Na realidade, a seca no Estado e no Nordeste é de muito tempo”, considerou o deputado. Ele acrescentou que o poder público deve “sair do discurso e ir para a prática, com ações efetivas”.

Para Baquit, a situação da falta d’água pode chegar a um ponto em que nem mesmo a utilização de carros-pipa amenizará a falta d’água. “O cerne da questão é que temos obrigação e sabemos que a convivência com a seca é permanente. Políticas públicas têm de ser todo dia, mesmo na quadra invernosa”, salientou. O parlamentar defendeu ainda a retomada da transposição das águas do rio São Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário