quinta-feira, 28 de março de 2013

Deputados federais tiveram 20% mais faltas no ano passado


Os deputados federais seguem trabalhando menos do que a população. Enquanto as pessoas tiveram 252 dias úteis de trabalho no ano passado, os parlamentares não tiveram nem um terço disso no calendário. Em 91 dias em que a presença na Câmara era obrigatória, cada parlamentar compareceu, em média, 74 vezes para votar, segundo mostra levantamento do site Congresso em Foco. Em 2012, ano de eleições municipais, os deputados faltaram quase 20% mais às sessões reservadas a votação em comparação com o ano anterior.
Em 2011, a frequência foi exigida em 107 dias, e cada deputado apareceu, em média, 90 vezes. Neste ano, o número de dias úteis do trabalhador comum foi de 252 dias.
Já no Senado, os parlamentares repetiram no ano passado o mesmo número de reuniões de 2011: foram 126 sessões destinadas à análise de proposições. Os senadores reduziram de 1.647 para 1.524 o número total de ausências. Uma queda de 7,5%.
Na Câmara, as presenças se contam por dias de sessão e, no Senado, por sessões realizadas. No ano passado, por exemplo, houve dia em que os senadores se reuniram até oito vezes para deliberar.
A presença dos parlamentares é obrigatória apenas nas sessões deliberativas, aquelas que são reservadas para votações de propostas que constam da pauta do plenário, como as leis de autoria dos próprios parlamentares e as medidas provisórias. Na prática, são encontros realizados de terça a quinta-feira. No restante da semana, os parlamentares estão livres para voltar para suas bases eleitorais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário