quinta-feira, 28 de março de 2013

Governador Cid Gomes inaugura CEO em Cascavel nesta segunda-feira (1º)


O governador Cid Gomes e o secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, inauguram nesta segunda-feira (1º), às 9h30min, o Centro de Especialidades Odontológicas em Cascavel. O CEO fica em Cascavel, mas como unidade regional e já em funcionamento, atende a população dos sete municípios que estão na área da 22ª Coordenadoria Regional de Saúde: Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Ocara, Pacajus, Pindoretama. No total, 292.483 habitantes têm a garantia dos serviços de prótese, periodontia, ortodontia, endodontia e diagnóstico do câncer de boca, e ainda exames, como raio x e a panorâmica digital.



Em obras, no CEO regional de Cascavel foram investidos R$ 1.379.365,19, recursos do Tesouro do Estado e de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento. Na aquisição dos modernos equipamentos,  o investimento foi de R$ 878.803,02, recursos do Estado e do BID. A gestão do CEO é feita através de consórcio público de saúde, estratégia de gestão utilizada em todos os CEOs regionais em que o custeio  mensal é compartilhado entre o Governo do Estado, os municípios da região e o Ministério da Saúde.

banner ceo cascavel 2013 3


14 CEOs entregues


Com o CEO regional em Cascavel sobe para 14 o total de CEOs entregues à população que mora no Interior durante o governo Cid Gomes para aumentar e facilitar o acesso aos serviços especializados em saúde bucal. Já existem  CEOs regionais, que foram construídos pelo governo do Estado, funcionando em Ubajara, Baturité, Brejo Santo, Itapipoca, Russas, Acaraú, Juazeiro do Norte, Sobral, Crato, Camocim, Caucaia, Crateús e Limoeiro do Norte. Os resultados da nova rede de CEOs na saúde da população podem ser mostrados em números. De janeiro a dezembro de 2012 foram realizados 303.068 atendimentos nesses 13 CEOs. Desse total, quase 10 mil instalações de próteses. Exatas 9.875 pessoas receberam próteses novas e de qualidade.  Ainda há mais quatro CEOs para serem entregues à população em Canindé, Icó, Maracanaú e Quixeramobim, que estão com as obras concluídas e sendo equipados para inaugurações.        
             
Homenageado
Na fachada e na placa de inauguração está escrito Centro de Especialidades Odontológicas Dr. Francisco Mansueto de Souza. É uma homenagem ao médico e ex-prefeito Francisco Mansueto de Souza, que nasceu em 21 de setembro de 1926, filho de Abdon Galdino de Souza e Maria Marcelo de Souza. Em 1948, fez o vestibular da Faculdade de Medicina do Ceará, sendo um dos fundadores. No ano seguinte, transferiu-se para a Faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, onde concluiu o curso no ano de 1954. Em 1955 fixou residência em Cascavel, onde trabalhou 10 anos no Hospital-Maternidade Nossa Senhora das Graças, sem nenhuma remuneração. Era o único médico da cidade. Além de médico, atuou na política. Foi prefeito de Cascavel  de 1959 a 1963. Fez residência médica no Rio de Janeiro, na área de cardiologia. Retornando ao Ceará, foi admitido como médico do INPS, em Fortaleza, até 1992. Foi casado com Ritta Machado de Souza, com que teve cinco filhos. Após se aposentar, voltou a Cascavel e a trabalhar, novamente, no Hospital-Maternidade Nossa Senhora das Graças, até a data do falecimento, em 1º de novembro de 2009.     

 Assessoria de Comunicação da Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário