quarta-feira, 20 de março de 2013

Deputados discutem soluções para o problema da estiagem em Crateús



O deputado Hermínio Resende (PSL), presidente da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa, considera necessária uma solução para o problema da estiagem no Estado. “É crucial, pois está prejudicando a subsistência das pessoas e animais da região”, disse.

O parlamentar foi um dos condutores do debate realizado na segunda-feira (18/02), em Crateús, reunindo representantes das comissões de Agropecuária e de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da AL. A iniciativa atendeu a solicitação do deputado Nenen Coelho (PSD).

Segundo Hermínio Resende, a partir de abril, será utilizado o volume morto do açude Carnaubal, que abastece a cidade, com a distribuição de água por meio de bombeamento. Ele explicou que o reservatório não poderá mais atender a demanda da cidade, caso não ocorram chuvas intensas com urgência. “O açude está com pouco mais de 7% de sua capacidade”, observou.

Conforme o parlamentar, outras propostas também já encaminhadas ao governador Cid Gomes foram a escavação de poços profundos e a construção de uma adutora. “Acreditamos que, com o que temos, até agosto não faltará água para a população, mas é preciso que adotemos essas medidas com urgência”, salientou.

De acordo com Hermínio Resende, o vice-governador, Domingos Filho, presente ao debate em Crateús, garantiu que Cid Gomes terá um encontro com a presidente Dilma Rousseff na próxima semana, ocasião em que apresentará as demandas do Estado sobre a necessidade de socorro urgente aos agricultores prejudicados pela estiagem.

Uma nova audiência para discutir o mesmo tema será realizada em Morada Nova, atendendo requerimento do deputado Leonardo Pinheiro (PSD). “Estamos apenas esperando que a proposta chegue às comissões técnicas da Casa para marcar uma data”, adiantou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário