terça-feira, 17 de julho de 2012

Marcos Cals entrega documento à mídia

"Vou concluir todas as obras que foram iniciadas e que não serão concluídas na administração dela (prefeita). Essas obras são do povo de Fortaleza e não da Luizianne Lins". Foi o que prometeu o candidato do PSDB à Prefeitura de Fortaleza, Marcos Cals. O tucano esteve ontem, no Sistema Verdes Mares, para apresentar seu plano de Governo. Além da promessa de finalizar obras iniciadas na atual gestão, em um ano, o tucano se comprometeu ainda em levar adiante o Hospital da Mulher e, para isso, pretende realizar concurso público.

No momento, o candidato diz não saber quantos profissionais serão necessários para colocar para funcionar o Hospital da Mulher. Porém, aponta que a folha de pessoal da Prefeitura tem margem para novos concursados. "Como você vai inaugurar um hospital sem contratar pessoal? Isso é o mínimo. É planejamento", atesta.



De acordo com o candidato, a Prefeitura gasta hoje, 42% com folha de pessoal, isso dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal. Ele aponta que o limite prudencial é de até 51,3%. "Você tem margem para a contratação dessas pessoas nas atividades essenciais", conclui.

Conforme Marcos Cals, atualmente a Prefeitura de Fortaleza conta com 30 mil terceirizados. Se eleito, pretende dimensionar os terceirizados, fazendo concurso para atividades essenciais, como profissionais da saúde e mantendo a mão de obra terceirizada para os cargos pertencentes às atividades burocráticas da Prefeitura.

Marcos Cals disse pretender contratar, direto do gabinete do prefeito, uma pessoa em cada bairro, 119, que atuarão como "síndicos" dos bairros. De acordo com o candidato, serão pessoas que moram há mais de 10 anos em seus bairros e que serão os "olhos e os ouvidos" do prefeito, para relatar o que não está funcionando e o que o bairro está necessitando.

Padrão
No setor da educação, Marcos Cals promete investir em escolas padrão MEC (Ministério da Educação), com laboratório de informática, biblioteca e quadra de esporte. Também promete implantar eleição para diretores e coordenadores das escolas, com a participação da comunidade escolar, dos alunos, pais dos alunos e de todos os servidores da educação. "Vai acabar o cartãozinho de político para nomear diretor e coordenador", prometeu.

Em relação às creches, a ideia é abrir aquelas que estão em condições de funcionamento. Marcos Cals afirma que 53 creches estão fechadas, segundo ele, números da própria Prefeitura. Por enquanto, ele não vislumbra a construção de mais unidades, esclarecendo que, primeiro, tem de colocar para funcionar a estrutura já existente, para depois checar a necessidade de novas.

Outra sugestão do tucano é a construção de um polo tecnológico de qualificação da mão de obra, através de uma parceria entre o Governo Federal, o setor privado e as Forças Armadas, para trazer o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Militar de Engenharia (IME).

A ideia, segundo informou o candidato, é construir esse polo na área do 23 BC. A quantidade de pessoas que devem ter acesso ao polo e o número e tipo de cursos que serão ministrados, o candidato disse que vai depender das parcerias que serão feitas para colocar o polo para funcionar. Na área da saúde ele pretende implantar um posto de saúde "modelo" em cada bairro.


Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário