sábado, 21 de julho de 2012

Candidato a vereador é preso em flagrante pela Polícia Federal em Palmeira dos Índios (AL)



Em uma operação conjunta, as Polícias Militar (PM) e Federal (PF) prenderam, nesta sexta-feira (20), o candidato a vereador pelo município de Palmeira dos Índios, Luiz Costa de Araújo Ferro (PSDB), o “Luiz da Oficina”, de 45 anos. Ele é acusado de corrupção eleitoral por prometer a eleitores casas do programa Minha Casa, Minha Vida em troca de votos.
Ferro foi preso em flagrante em casa, onde policiais cumpriram mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz Eleitoral da 10ª Zona Eleitoral, Sandro Augusto dos Santos. No local, segundo as assessorias de comunicação das corporações, foram encontrados cadastros com nomes de eleitores, documentos timbrados da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios e fichas de cadastros de inscrição do programa habitacional.
Também foram extraídos arquivos de mídia de um computador encontrado na residência, nos quais constam a relação de famílias cadastradas nos conjuntos residenciais Josmário Silva e João XXIII e uma relação de nomes acompanhados da nota “compareceram a reunião”. Foram recolhidos ainda materiais de campanha do candidato e cartões de apresentação de Luiz Costa de Araújo Ferro, como “Secretário Executivo Especial de Gabinete de Governo Municipal de Palmeira dos Índios”.
As investigações são coordenadas pelo delegado Polybio Brandão Rocha e apontam que o candidato se aproveitava da condição de ex-coordenador do Minha Casa, Minha Vida no município para obter vantagens nas eleições deste ano. Ele estaria orientando eleitores a comparecer à sua residência com os respectivos títulos eleitorais para trocar os votos pelas casas.
O candidato e o material apreendido foram encaminhados à sede da PF, no bairro de Jaraguá, em Maceió. Luiz Ferro vai responder por compra de votos, segundo o artigo 299 do Código Eleitoral brasileiro, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão, mas é passível de fiança.
O Tudo na Hora tentou contato com o presidente estadual do PSDB, Claudionor /araújo, mas seu motorista informou, pelo telefone, que ele estava em uma reunião e retornaria mais tarde. Até as 22 horas, não houve retorno.

Tudo na Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário