domingo, 22 de julho de 2012

Empresários transformam religião em um bom negócio




O site de relacionamentos Amor em Cristo, criado em 2003, é voltado para evangélicos




Os nichos de mercado são formados para atender necessidades específicas de determinados públicos-alvo. E atento a uma demanda que não estava sendo atendida, Carlos Vinicius Buzulim, junto com mais cinco sócios, criou em 2003 o site de relacionamento Amor em Cristo. "Este é um local para que pessoas com a mesma fé evangélica se conheçam. O objetivo é que, a partir daí, saiam casamentos pautados no que diz a religião", explica. 

Dados divulgados em junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o número de evangélicos no País aumentou 61,45% em 10 anos. Em 2000, 26,2 milhões de pessoas se disseram evangélicos, enquanto que, em 2010, esse número saltou para 42,3 milhões. No entanto, o Brasil segue com maioria católica, religião declarada por 64,6% da população, o equivalente a 123,3 milhões de pessoas. 

Carlos, que também é evangélico e hoje é presidente do site, conta que ele e os sócios tinham o desejo de juntar duas paixões: a religião e a tecnologia. "Não que seja obrigatório, mas no geral evangélicos se relacionam com seus pares. Isso explica o motivo de eles não serem atendidos pelos sites tradicionais de relacionamento", afirma. Na época do inicio da operação, já havia portais voltados para esse público no Canadá e nos Estados Unidos. 

Hoje, o Amor em Cristo tem cerca de dois milhões de usuários cadastrados - em 2009 esse número era de 600 mil. Carlos estima que, por mês, entre 400 mil e 500 mil usuários acessem o site. O cadastro é gratuito, mas para que se consiga uma interação maior - como um bate papo exclusivo do portal - é preciso pagar. A receita do site vem do pagamento por esses produtos. 

O caráter religioso do portal fica claro na interação com os usuários. Além da equipe de tecnologia, o site também conta com a consultoria de pastores que ajudam a responder as questões enviadas por internautas. Carlos conta que não é raro receber e-mail de pessoas que reclamam porque ainda não encontraram um parceiro. "Então respondemos, pautados na Bíblia, no fato de que Deus tem planos para cada um", diz. 

No começo, a maior parte dos usurários pertencia às classes C e D, que, não coincidentemente, também era o nível socioeconômico da massa de evangélicos. "Mas hoje isso mudou. Atingimos predominantemente as classes B e C, o que também é reflexo de uma ascensão como um todo não só dos evangélicos, mas da população", aponta Carlos. 

Próximos passos
Para que o site cresça, os sócios investem em divulgação. Carlos diz que recentemente a empresa terceirizou a parte do que eles chamam de "Google". "É esse parceiro quem cuida da maneira como somos achados nos sites de busca. Ele trabalha para otimizar o uso de palavras chave, por exemplo", explica. 

Recentemente, foi criado um canal no YouTube para o Amor em Cristo com o depoimentos de cinco casais que se conheceram por meio do site e, hoje, estão casados. "Nossa maior divulgação é mostrar os casos reais", aponta Carlos.


Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário