segunda-feira, 23 de julho de 2012

Em Fortaleza, Lula atrai voto e prefeita afugenta


Candidato do PT à prefeitura de Fortaleza, Elmano de Freitas rumina um paradoxo. Na lanterna do Datafolha, com 3%, o candidato dispõe de dos cabos eleitorais: Lula e a prefeita petista Luizianne Lins. Um rende votos. Outra afugenta o eleitor.
Nada menos que 49% dos eleitores da capital cearense declaram que votariam com certeza num candidato apoiado por Lula. Outros 18% disseram que admitem balizar sua escolha pela posição do morubixaba do PT.
Enquanto Lula exerce influência positiva sobre 67% do eleitorado, Luizianne tira votos de Elmano. O grosso dos pesquisados, 76%, informa que não votaria de jeito nenhum num candidato apoiado pela atual prefeita de Fortaleza.
Quer dizer: para subir nas pesquisas, o candidato precisa levar Lula à vitrine e Luizianne ao armário. O diabo é que a prefeita, cuja gestão é atacada até pelos ex-aliados Cid e Ciro Gomes, não parece disposta a apanhar na sombra.
O candidato dos irmãos Gomes, Roberto Cláudio (PSB), também não se encontra em posição confortável. Com 5% no Datafolha, está empatado tecnicamente com o petista na lanterna, num bololô que inclui Renato Roseno (PSOL) e Marcos Cals (PSDB), ambos com 6%.
O governador Cid Gomes, principal patrono de Roberto, divide o eleitorado. A maioria, 52%, afirma que jamais votaria num candidato apoiado por Cid. Também o ex-senador Tasso Jeressati, mandachuva do PSDB cearense e padrinha do candidato Marcos Cals também é um aliado tóxico: 62% dizem refugar um nome apoiado por ele.
Blog do Josias

Nenhum comentário:

Postar um comentário