segunda-feira, 1 de abril de 2013

Ciro Gomes assume informalmente Secretaria de Segurança Pública


Com a violência em alta em todo o Ceará e o combate à criminalidade ostentando resultados bem aquém do esperado pelo Governo do Estado, o ex-governador Ciro Gomes, irmão do atual governador Cid Gomes (PSB), teria assumido, ainda que informalmente, a pasta de segurança pública cearense. Apesar de ser considerado um voluntário para auxiliar no combate à criminalidade, os comentários dão conta que o comando da secretaria, hoje sob responsabilidade do coronel Francisco Bezerra, deverá ser trocado em breve e o nome cotado para assumir é o do próprio Ciro.

 As suspeitas em torno da possível troca de comando na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social começaram com as frequentes visitas, realizadas nas últimas duas semanas, do ex-governador em busca de informações e estatísticas sobre o assunto na própria sede do órgão. De acordo com o blog PolítiKa com K, do jornal Tribuna do Ceará, na última quinta-feira (28), Ciro teria visitado policias que estavam de serviço no bairro Bom Jardim, em Fortaleza.

Acompanhado do coronel Bezerra, Ciro teria escutado as demandas da população local e conversado com policiais que realizam blitzes e patrulhas pelo bairro, que é apontado como um dos mais violentos da capital cearense. Segundo o blog, moradores teriam presenciado Ciro se apresentar como consultor de segurança e afirmar que os policiais só iriam deixar a área quando "limpassem" todo o bairro, em uma clara referência à redução dos indicadores da violência na região. Já dos PMs Ciro teria ouvido a necessidade de ampliação do efetivo nas rondas e de alterações na escala de folgas, além de críticas aos baixos salários.

Caso venha a assumir, mesmo que informalmente, a secretaria de segurança, Ciro deverá enfrentar resistência por parte do efetivo policial uma vez que, recentemente, taxou os policiais militares de bandidos fardados, por conta da greve da categoria no ano passado que reivindicava melhores salários e que contou com o apoio de lideranças sindicais ligadas à corporação.

O coronel Francisco Bezerra foi escolhido pelo governador Cid Gomes para tocar a pasta de segurança no início de seu segundo mandato, em 2011. Já entrando na reta final do governo, os resultados, porém, estão abaixo da expectativa, o que tem levado aos comentários cada vez mais frequentes de que alterações no comando deverão ser efetuadas em breve. A assessoria do ex-governador teria dito que Ciro Gomes não assumiu e nem tem pretensões de ocupar cargos no Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário