sexta-feira, 19 de abril de 2013

Ceará registra duas mortes neste ano causadas por gripe


O Estado do Ceará registrou duas mortes provocadas por gripe em 2013, de acordo com o Coordenador de Promoção e Proteção da Saúde do Estado, Manoel Fonseca

Um homem de 52 anos em Baturité foi vítima de H1N1 (gripe A ou gripe suína) e uma mulher de 25 anos foi vítima da influenza sazonal (gripe comum) em Pindoretama. Os nomes não foram divulgados.

O Ministério da Saúde orienta os médicos a prescrever o medicamento antiviral Oseltamivir, conhecido como Tamiflu, a todos os pacientes que apresentarem quadro de síndrome gripal, mesmo antes dos resultados de exames ou sinais de agravamento, conforme protoloco atualizado em 2011.

Os sintomas da síndrome gripal são surgimento simultâneo de febre, tosse ou dor de garganta, dor de cabeça, dores musculares ou nas articulações.

O Brasil imunizou, desde o começo de maio deste ano, 25,1 milhões de pessoas contra a gripe, segundo tabela do Programa Nacional de Imunizações. O número equivale a 83,3% do público-alvo, formado por idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, profissionais de saúde e índios.

Entre as orientações para se prevenir contra o vírus da gripe estão lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar a face com as mãos e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável. Em caso de síndrome gripal, a orientação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.

O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário