quinta-feira, 28 de junho de 2012

Prefeitos e secretários municipais são presos por desvio de R$ 65 milhões na Paraíba

Prefeitos de Sapé, Alhandra e Solânea foram presos


Em operação conjunta entre a Polícia Federal, o Ministério Público e a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrada na manhã desta quinta-feira (28), foram presos três prefeitos de cidades paraibanas por suspeita de ter desviado mais de R$ 65 milhões em contratos superfaturados para a realização de festividades.

De acordo com a assessoria da Polícia Federal (PF), a operação Pão e Circo teve como objetivo desarticular um grupo de gestores que desviava recursos públicos federais, estaduais e municipais em 13 municípios da Paraíba. Além dos prefeitos, foram detidos outros sete funcionários públicos, incluindo três secretários municipais.

Os prefeitos detidos foram João da Utilar, da cidade de Sapé, que fica a 55 km de João Pessoa; Renato Mendes, de Alhandra - município a 48 km da capital; e Dr. Chiquinho, de Solânea (144 km de João Pessoa). As esposas deles também foram detidas. As investigações apontam que os investigados fraudavam licitações e processos, utilizando empresas fantasmas e documentos falsos. As fraudes envolviam, por exemplo, contratações de shows pirotécnicos e montagem de estrutura para eventos festivo como São João, Carnaval e Reveillòn. 

Ao todo, serão cumpridos 65 mandados de busca e apreensão, dentre eles 13 na sede das prefeituras de Cabedelo, Sapé, Solânea, Jacarau, Itapororoca, Boa Ventura, Alhandra, Mamanguape, Mulungu, Santa Rita, Conde, Cuité de Mamanguape e Capim. 

Segundo a PF, devido à magnitude das fraudes, foram realizadas duas investigações paralelas e simultâneas: uma pelo Ministério Público Estadual da Paraíba, para apurar o desvio de recursos públicos municipais e estaduais e outra, da Polícia Federal, para apurar o desvio de recursos públicos federais destinados aos municípios contemplados com as verbas repassadas.

Os investigados devem responder, na medida de suas participações, por fraude a licitações, corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.


NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário