quinta-feira, 28 de junho de 2012

Prefeito diz que vai explodir presídios em Pernambuco


O prefeito de Itamaracá, Rubens Alves, do PT, mais conhecido como Rubinho, prometeu agora há pouco, em debate na rádio CBN, no programa CBN Total, com Aldo Vilela e participação do Blog de Jamildo, que vai ‘explodir’ os dois presídios estaduais que funcionam na ilha, em outubro próximo, quando se espera que ocorra a prometida transferência dos presos para a cidade de Itaquitinga. Lá funcionam a PAI (Penitenciária Agroindustrial São João) e a Professor Barreto Campelo.
“Os dois presídios saem em outubro.Vamos explodir (na verdade, implodir). Já combinamos com o governo do Estado. Se não fizermos isto, ocorem invasões. Ou quem sabe o MPPE quer colocar mais presos lá e não podemos permitir”, afirmou o prefeito, que é candidato a reeleição, com o apoio do PSB do governador Eduardo Campos. “Depois da demolição, vamos fazer também uma grande festa. A transferëncia marca a redenção da ilha na área de turismo”, acredita.

O prefeito disse ao Blog de Jamildo não ter uma definição do que será feito no local. São 1,7 mil hectares, que correspondem a um terço da ilha, segundo informou Rubinho.

A promessa de retirada não é nova. Vem desde pelo menos 1997, quando o secretário de Turismo do Estado ainda era o deputado federal José Chaves, do PTB.
O complexo de Itaquitinga, na zona da Mata Norte do Estado, batizado de Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga – CIR, está sendo construído numa área de 98 hectares e receberá investimentos no valor de R$ 287 milhões, sendo R$ 230 milhões oriundos de um empréstimo junto ao Banco do Nordeste (BNB). O complexo vai possibilitar a desativação das duas penitenciárias existentes hoje na Ilha de Itamaracá.

O contrato do Governo de Pernambuco é a maior Parceria Público-Privada (PPP) do sistema prisional brasileiro. O Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga foi a primeira PPP do sistema prisional lançada no Brasil. É a segunda PPP do governo pernambucano - a primeira foi a construção da Ponte do Paiva.
Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário