sexta-feira, 22 de junho de 2012

Ministro Cesar Asfor é homenageado com Medalha Plenário 13 de maio


A Assembleia Legislativa entregou, nesta sexta-feira (22/06), a Medalha do Mérito Plenário 13 de Maio ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco César Asfor Rocha. A comenda foi uma iniciativa do deputado Welington Landim (PSB), que teve o apoio unânime de todos os parlamentares do Poder Legislativo.  
A sessão solene, presidida pelo presidente Roberto Cláudio (PSB), contou ainda com a presença do governador Cid Gomes, o vice-governador Domingos Filho, o ministro do STJ, Raul Araújo Filho, o ex-governador Adauto Bezerra, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e o deputado federal Mauro Benevides (PMDB-CE). Também estiveram presentes à solenidade o presidente da OAB-CE, Valdetário Monteiro, o presidente do TCE, Valdomiro Távora, o presidente do TCM, Manuel Veras, e o comandante da 10ª Região Militar, general Geraldo Gomes de Matos Filho, o procurador geral de Justiça Ricardo Machado e o prcurador geral do Estado, Fernando Oliveira.
Em seu pronunciamento de abertura da sessão, o presidente Roberto Cláudio frisou que o homenageado tem uma vida dedicada ao saber jurídico, tendo se graduado bacharel em direito na Universidade Federal do Ceará, em 1971, tendo em  seguida cursado mestrado e se efetivado como professor da instituição. A UFC também concedeu  ao homenageado o título de notório saber jurídico, e “mais de uma dúzia de estados e cidades”  concederam a ele titulo honorífico de cidadania, entre estes o Rio de Janeiro e São Paulo.  
Roberto Cláudio destacou ainda o trabalho realizado pelo ministro à frente do Superior Tribunal de Justiça, tendo implementado a virtualização dos processos em trâmite na Corte. Segundo o presidente da Assembleia, mais de 400 milhões de páginas foram digitalizadas, resultando em uma grande economia de material, e de espaço, além de agilizar as tramitações que eram consideradas muito morosas, e dando mais transparência a todo o processo.
O deputado destacou ainda as qualidades humanas de César Asfor e o nominou como “uma pessoa justa e leal às suas convicções, sempre defensor incansável dos justos interesses do Estado e de nossa gente”.
O autor da homenagem, deputado Welington Landim (PSB), considerou a entrega da medalha como um “momento ímpar” da Assembleia. Ele observou que esta comenda, antes de ser aprovada, passou por um minucioso critério e só é concedida para quem tenha trabalhado pelo “desenvolvimento plural ao Ceará”.
De acordo com Welington Landim, o ministro César Asfor condiz com esse perfil pelos serviços prestados à Justiça Brasileira e por seus “excelsos valores pessoais de que é portador desde a juventude e demonstrados através de sua vida pelo estudo, percuciência, talento, aplicação e atitude moral, destacando-se como figura de relevo nacional, que envaidece e orgulha os seus conterrâneos”.
O ministro César Asfor, em seu discurso de agradecimento, destacou que se sentiu vaidoso e orgulhoso, ao receber de “mãos honradas” de Welington Landim e Cid Gomes, a medalha, “que é distribuída com tanta parcimônia”. Ele considerou que o deputado figura entre os mais ilustres pares da Assembleia, onde já exerceu o cargo de presidente. 
ALECE

Nenhum comentário:

Postar um comentário