sexta-feira, 31 de maio de 2013

PMDB pode ser cabeça de chapa no Ceará, diz aliança


A eleição será em 2014, mas as articulações já estão sendo costuradas. O quadro reflete a importância dos desdobramentos das sucessões estaduais para o plano político do governo federal e sua expectativa pela reeleição. Neste contexto, a aliança PT, PSB e PMDB é observada de perto.  A legenda do vice-presidente da República, Michel Temmer, se movimenta no tabuleiro para encabeçar as chapas estaduais. No Ceará, os rumores tomam forma e apontam o senador Eunício Oliveira como favorito para candidato à chefia do Estado.
O líder do PT na Câmara Federal, deputado José Guimarães, revelou que tem conhecimento de que em alguns estados o PMDB está lutando pela candidatura própria, acrescentando que tomou conhecimento de que o partido no Ceará está construindo esse projeto. Para ele, os planos do partido são normais. O petista, no entanto, faz duas ressalvas. A primeira é de que tudo é válido, desde que seja montado um palanque para apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff.
A segunda, defende ele, é de abrir o diálogo para a candidatura de sua legenda, que também é uma sigla grande como o PMDB. “Acho que o PMDB pode ter o seu candidato, o PT do mesmo jeito onde for possível, mas desde que seja garantido o palanque para a reeleição da presidente Dilma que não vai aceitar que partidos da base não estejam do seu lado”, alertou.
O importante, avaliou Guimarães, é conservar a aliança PT, PMDB e PSB, que não pode ser “fraturada”. “Vamos consolidar essa aliança, resolvendo o problema do candidato a governador. Vamos sentar à mesa, Cid, eu e Eunício para resolver essa parada. A fratura dessa aliança põe em risco o projeto que construímos para o Ceará em 2006”, argumentou.
Para o deputado federal Ilário Marques (PT), a escolha de Eunício para concorrer ao Governo do Estado não será surpreendente, porque o partido do senador pertence a coligação situacionista. Marques afirmou que seguirá a orientação de Cid Gomes, mas que aprova o nome do peemedebista. “O governador Cid Gomes apontando Eunício Oliveira para lhe substituir no comando do Ceará, a partir de janeiro de 2015, estará muito bom para o PT”, esclarecendo que a opinião é pessoal, pois ele não pode falar pelo partido.
COLIGAÇÃO EM XEQUE
A blindagem da coligação não é uma aposta do deputado federal Aníbal Ferreira Gomes (PMDB). Segundo ele, quase todos os partidos da aliança que apoia o governador Cid Gomes lançarão candidato próprio ao Governo. “Todo partido pensa em ter candidato ao governo estadual e com o PMDB não vai ser diferente, porque pensa em continuar crescendo e para tal tem que procurar o poder”, comentou o parlamentar.

O peemedebista reforçou, ainda, que, em sua opinião, a legenda não apenas tem projeto para disputar o Governo do Estado como já indica o disputante que é Eunício Oliveira.
O senador, sempre apontado nos rumores da sucessão estadual, é consenso entre os membros de seu partido, ponderou Aníbal. “Eunício Oliveira é o nome que reúne todo o partido, porque tem força política suficiente para candidatar-se e ganhar a eleição, no caso de conseguir apoio dos demais partidos da coligação. Eunício foi o candidato em 2010, postulando o Senado da República, que teve o maior número de votos no Ceará”.

APOIO DE CID
Os dados políticos estão sendo arremessados, mas o principal jogador, no Ceará, ainda é o governador. Mesmo defendendo o nome de Eunício, o deputado Aníbal Ferreira Gomes admitiu que a sucessão estadual vai ser comandada por Cid Gomes.

Conforme, o parlamentar, o nome que Cid apontar da aliança será o vencedor, porque vai conseguir unidade de todos os demais partidos coligados.
Ilário Marques também confirmou que o PT tem o projeto de participar da chapa majoritária, que será apontada pelo governador, no cargo de vice-governador ou de senador da República. O petista disse ainda que o seu pensamento é o da maioria do partido, no caso do nome para governador ser apontado por Cid Gomes.
O Estado Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário