terça-feira, 28 de maio de 2013

Disputa de terras entre o Piauí e o Ceará será decidida pelo Supremo


Os litígios de terras entre os estados do Piauí com o vizinho Ceará serão resolvidos pelo STF – Supremo Tribunal Federal. Os dois estados disputam uma faixa de terra de 2.800 km², localizada na região Norte. O conflito envolve o total de 20 municípios que não sabem exatamente a qual estado pertencem.

O Procurador do Estado, João Batista Júnior, afirmou que o estado recorreu ao Supremo Tribunal para que o relatório divulgado pelo IBGE que afirmou que 75% das famílias se consideram do Ceará e apenas 25% do Piauí. “O estado discorda dessa informação e queremos que o Supremo resolva essa questão”, disse.

O presidente da Comissão da Assembleia Legislativa do Estado que estuda os conflitos de terras entre os dois estados, deputado Antônio Uchôa, afirma que o resultado apresentado pelo IBGE foi tendencioso. “Sabemos que o IBGE sempre atende os interesses daqueles que o contrata. Os técnicos do Piauí afirmam que o resultado é tendencioso”, declarou.

De acordo com informações do parlamentar, a população dos municípios localizados na área de conflito são os mais prejudicados. “Existem cidades que possuem serviços de atendimento a população tanto do Piauí como do Ceará, mas existem outros que não tem nada, onde a carência é total. Isso é grave e já está na hora de ser resolvido”, disse.

180 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário