sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ceará é o segundo maior produtor de lixo do NE; apenas 35% tem destino correto


O Ceará tem dados preocupantes: produz diariamente 9.060 toneladas de lixo e apenas 35% deste total tem destino ecologicamente correto. As informações foram divulgadas na 10ª edição do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) nesta semana.

Além de ficar em segundo no nordeste, o estado é o quinto maior produtor de resíduos sólidos urbanos, perdendo para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia (que lidera o ranking no Nordeste). Já na destinação correta, apesar de baixa, é considerada a terceira melhor taxa do Nordeste, ficando atrás de Pernambuco (36%) e Sergipe (39%).

Os avanços, o diretor Executivo da Abrelpe, Carlos Silva Filho, ainda são considerados pequenos. "Apesar de o número de cidades que fazem uso diretamente de lixões, a pior forma de destinação de resíduos, ter caído cerca de 2% de 2001 para 2012, há muito que se fazer para superar os déficits encontrados da destinação final", afirma.

Apesar de aumentar o número de catadores e recicladores em Fortaleza, não há ainda previsão para melhoria ou políticas para coleta seletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário