segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Um balanço do 1º mandato de Obama e o que vem por aí


O primeiro mandato de Obama foi extremamente desafiador, porque pegou a economia despencando e teve que estabilizá-la. À época, chegou-se a discutir se o país teria depressão ou não. Ele conseguiu tirar a economia do buraco, ela não avança fortemente, mas retomou o crescimento.
Obama foi bem sucedido nesse aspecto, em outros, deixou a desejar, como ter abandonado o protagonismo americano na área da mudança climática. Mas tinha prometido reduzir o contingente americano nas guerras e conseguiu. Além disso, fez a a reforma na saúde.
Apenas 16 americanos tiveram a oportunidade de governar os EUA por dois mandatos. Obama é um deles e assume em condições melhores do que assumiu pela primeira vez. Também é simbólico o fato de a cerimônia de posse ser no mesmo dia de Martin Luther King.
O primeiro trimestre deste ano será pesado, porque há dois fatos importantes marcados no calendário, como o corte de despesas. Certamente haverá impasse no Congresso. O pior é o impasse a respeito da elevação do teto da dívida, e os republicanos não querem dar.
Obama está pedindo a elevação pela terceira vez, mas Bush pai pediu oito e Bush filho, sete vezes. O campeão foi Reagan, que tem fama de ter sido mais austero, mas pediu 17 vezes a elevação do teto da dívida.
Essas duas questões, portanto, vão atormentá-lo nesse início de mandato. O desafio daqui para a frente é fazer a economia crescer mais, criar mais empregos. Certamente, vai enfrentar outro foco de conflito, a lei de imigração. Ele deve propôr uma legislação mais flexível, mas também terá nesse tema toda a oposição do partido republicano.
A grande chance dele é conseguir na eleição de meio de mandato reconquistar a Câmara dos Deputados. 
Esses primerios dois anos serão de luta. Se os republicanos radicalizarem demais, Obama dirá que estão com uma proposta inviável e tentará isolá-los.

Obama sairá da vida eleitoral americana com apenas 55 anos.
Por Miriam Leitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário