segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Assembleia promove show de centenário de Luiz Gonzaga


Os 100 anos de Luiz Gonzaga serão homenageados na próxima quinta-feira (31/01) em show com a participação de Chambinho (músico que interpretou o sanfoneiro no cinema), Waldonys, Manassés, Nonato Luis, Adelson Viana, Cainã Cavalcante, Rodolfo Forte, Cirano e Sirino e a Orquestra da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A homenagem é uma promoção da Assembleia Legislativa que juntamente com o Governo do Estado produzirá um CD e um DVD registrando o show. As apresentações serão realizadas no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, à partir das 20 horas e a entrada é gratuita.
Centenário
O centenário de Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião, contou com comemorações em 2012, no Ceará e no mundo, entre elas a estreia no cinema do filme: “Gonzaga – de Pai para Filho”. No Parlamento Cearense foi realizada uma sessão solene e produzidos pela TV Assembleia, um documentário e pela rádio FM Assembleia, uma programação especial no período.
Gonzagão
A carreira do músico pernambucano começou no Rio de Janeiro tocando nos bares e programas de calouros. Também foi lá que começou a tocar como sanfoneiro na dupla Genésio Arruda e Januário (nome de seu Pai). Em 1945 grava seu primeiro disco como cantor e compositor. Também foi nesse ano que conheceu Humberto Teixeira, aquele que se tornou seu maior parceiro, e com o qual criou seu grande sucesso: “Asa Branca”.
Luiz Gonzaga do Nascimento recebeu os prêmios Shell, Nipper de Ouro e vários discos de ouro. Ao longo de sua carreira compôs uma série de grandes sucessos da música brasileira nordestina, entre as quais: “No meu pé de serra”, “Assum preto” e “Alvorada da paz”. Luiz Gonzaga é pai do cantor e compositor de MPB, já falecido, Gonzaguinha.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa
Blog Política com K

Nenhum comentário:

Postar um comentário