domingo, 27 de janeiro de 2013

Os trunfos de Eduardo Campos


Para a sucessão presidencial de 2014, a candidatura do governador Eduardo Campos (PSB) não tem apenas dificuldades. Ele tem trunfos da maior importância em uma campanha presidencial. Ser candidato a presidente é uma operação política de alta complexidade, envolvendo apoios de setores que tem grande impacto na opinião pública.
O primeiro deles é a imprensa: rádio, TV, revistas e jornais. Das revistas, a mais importante do país é a Veja, que é abertamente anti-Lula, anti-Dilma e, sobretudo, anti-PT. A Veja está fechada com Eduardo Campos.
A segunda revista mais importante do país é a Época, que em uma sucessão presidencial pesa mais que a Veja porque faz parte do Grupo Globo, da família Roberto Marinho.
Se a época põe Eduardo na capa, como fez no último número, significa que a Família Marinho fechou com Eduardo Campos, o que envolve a poderosa rede de rádio CBN, o jornal O Globo e a TV Globo. A terceira revista é a Isto É, que está fechada com Eduardo Campos.
Portanto, em matéria de apoio da mídia, Eduardo Campos está voando em céu de brigadeiro.

Artistas e intelectuais têm grande peso junto à opinião pública. Eduardo Campos tem um grande trunfo junto aos artistas. Seus tios, Guel Arraes, o pintor Maurício Arraes e José Almino têm força, respeito e condições de reunir as grandes expressões da intelectualidade brasileira para ouvir Eduardo Campos.
Durante o seu governo, Eduardo Campos só teve êxito, transformando Pernambuco em um importante polo de investimento e desenvolvimento.
Este perfil permitiu ao governador Eduardo Campos se aproximar do grande capitalismo brasileiro em São Paulo. O governador não terá dificuldade na parte financeira da campanha.
Finalmente outro trunfo fundamental. Governador de Pernambuco por oito anos, nenhum escândalo marcou sua gestão. Nenhuma roubalheira. O governador é ficha limpíssima, inatacável sob o ponto de vista ético.
Com todos esses trunfos, a candidatura de Eduardo Campos não é um balão de ensaio. É uma realidade irreversível.

Maurílio Ferreira Lima é ex-deputado federal e radialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário