No início de fevereiro, caso garanta a vitória interna, Eunício também fortalece seu capital político para uma possível disputa à vaga do governador Cid Gomes (PSB) em 2014, cargo com o qual ele não esconde sonhar.
Nos bastidores, a briga pela liderança do PMDB – vaga ocupada hoje pelo senador Renan Calheiros (AL) – vinha polarizada entre Eunício e Romero Jucá (RR), que é do grupo de Sarney e tinha o apoio de Calheiros. Entretanto, um acordo teria sido costurado nos últimos dias para evitar estremecimento interno na sigla. Assim, pelo atual entendimento, o cearense fica com a liderança do PMDB e Jucá passa a ocupar a segunda vice-presidência do Senado ou o comando do bloco da maioria, formado por PMDB, PP e PV.
De férias nos Estados Unidos, Eunício disse ao O POVO que “está tudo encaminhado” e que já tem garantidos mais votos que os 11 necessários à sua eleição – alguns, segundo ele, declarados por escrito. Se ninguém mudar de ideia e a vitória for homologada, o peemedebista incorporará vantagens cruciais, como a de incluir ou excluir matérias da pauta de votação do Senado e indicar representantes para as comissões legislativas.
Daí decorre o forte interesse da presidente Dilma Rousseff (PT) nessa definição, que não quer ninguém que a dê trabalho na liderança. Na última segunda-feira, a petista esteve com Sarney, que relatou o panorama e procurou tranquilizá-la.
Ceará em destaque
Com a possível ida de Eunício para a liderança do PMDB, o Ceará entrará em patamar de destaque no Congresso que não era visto desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Isso porque, atualmente, outros quatro parlamentares ocupam funções de liderança no parlamento (ver quadro): o deputado federal José Guimarães (PT), deputado federal André Figueiredo (PDT), o senador José Pimentel (PT) e o senador Inácio Arruda (PCdoB)
Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
O PMDB possui 20 senadores, o que faz dele o maior partido no Senado,na frente do PT, que tem 18 parlamentares. A força da sigla se reflete no nome que irá comandá-lo na Casa. Por isso, a função de líder é bastante cobiçada.
Saiba mais
Outros cearenses ocupam postos de destaque no Congresso Nacional atualmente.
José Guimarães:líder do PT na Câmara dos Deputados, coordenador da bancada do Nordeste na Câmara e vice-líder do Governo Dilma.
Inácio Arruda:líder do PCdoB no Senado
André Figueiredo:líder do PDT na Câmara.
José Pimentel:líder do Governo Dilma no Congresso.
Fonte: O POVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário