Na próxima terça-feira (29) a Comissão Externa para acompanhar os Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco (CTERIOSFR) realizará audiência pública para ouvir autoridades sobre o andamento das obras de transposição do rio São Francisco.
Presidida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), a comissão espera a presença do ministro da Integração Nacional, Francisco José Coelho; do Presidente do Tribunal de Contas da União - TCU, Augusto Nardes; do ministro-chefe da Controladoria Geral da União - CGU, Jorge Hage; e do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas - ANA.
O projeto de integração do rio são francisco vai garantir a segurança hídrica para 390 municípios nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. A região abriga 28% da população brasileira, enquanto dispõe apenas de 3% do volume nacional de água, o que aponta grande irregularidade na distribuição de recursos hídricos. Até fevereiro, o projeto apresentava 55,5% de execução física. No mês, as obras haviam totalizado R$ 4,56 bilhões em valores executados, do total de R$ 8,2 bilhões estimados para a conclusão da obra.
Ainda no segundo mês deste ano, o projeto registrou a contratação de mais de 9221 trabalhadores no empreendimento. O efetivo representa o dobro de profissionais, quando comparado ao mesmo período de 2013. À época, 2741 equipamentos estavam alocados para a obra.
O presidente da comissão avalia que o andamento das obras voltou a atender o cronograma estabelecido pelo Governo Federal. “As obras já estão voltando a ritmo que nós esperamos. Apenas dois trechos precisam de uma atenção especial. Eu estou com muito cuidado com o trecho da Paraíba por conta do atraso que houve” disse Vital do Rêgo.
Para Vital, a transposição vai mudar a face rural do Nordeste e trazer esperança para milhões de nordestinos que sofrem com a escassez de água no período de seca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário