sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Há 140 anos acontecia a primeira partida de futebol !


O futebol tem uma origem que remonta a priscas eras passando pela Grécia antiga e pela China, mas o jogo mesmo com 11 homens de cada lado tentando colocar uma bola dentro do gol é bem mais recente. E hoje é um dia especial para os amantes do velho esporte bretão. Foi exatamente num dia 30 de novembro, mas de 1872, há 140 anos, que foi dado o pontapé inicial com a primeira partida oficial da história do futebol.
Na ocasião, 4 mil espectadores acompanharam o jogo entre Escócia e Inglaterra no campo do West of Scotland Cricket Club, em Partick, perto de Glasgow. A partida acabou 0 a 0, mas o encontro foi histórico por tudo o que o futebol se transformaria no século seguinte.
Na ocasião, a Inglaterra jogou numa formação de fazer os defensivistas ficarem de cabelo em pé. Um 1-1-8 que poderiamos descrever como uma tática kamikaze. Mais conservadora e cautelosa, a Escócia entrou em campo numa formação também jamais vista no futebol moderno: 2-2-6.
Apesar dos times altamente ofensivos, o placar não saiu do 0 a 0. Pior para a Escócia, que jogava em casa e ainda tinha o árbitro da partida, o escocês Willy Kease.
Na Escócia, todo o time era formado por jogadores do Queens Park, time que conquistou os primeiros títulos da história do país com o tricampeonato da Copa da Escócia entre 1874 e 1876 e que hoje está na quarta divisão escocesa.
Já o esquadrão inglês era formado por jogadores de nove equipes diferentes. A base era a Oxford University, com três jogadores: Frederick Chappell, Arnold Kirke-Smith e Cuthbert Ottaway.  O time hoje disputa apenas ligas amadoras.
Mas também havia representantes de equipes conhecidas hoje na Inglaterra como o Sheffield Wednesday e o Crystal Palace, ambos da segunda divisão. O atacante Charles Clegg jogava no Sheffield enquanto o também atacante (quem não era atacante no time?) Charles Chenery era do Palace.
Embora tenha sido a primeira partida oficial, Escócia e Inglaterra já tinham se encontrado em outras cinco oportunidades entre 1870 e 1872, mas havia apenas um jogador filiado nestas partidas, Robert Smith, do Queens Park. Robert e seu irmão James Smith também estariam presentes no primeiro jogo oficial.
Depois daqueles jogos disputados ainda de forma amadora e com os escoceses reclamando que o seu time não era 100% local, pois havia alguns jogadores anglo-escoceses na equipe, o secretário-geral da Federação Inglesa, Charles Alcock, propôs, em entrevista a um jornal escocês, uma nova partida em caráter oficial. Os ingleses só revelaram a preocupação com o número de jogadores em campo. Eles não queriam que ele fosse maior do que o de 11 atletas de cada lado como o futebol é jogado hoje em dia.
"Não nos importamos de de jogar com mais de 11 (jogadores). Mas na nossa opinião, quanto maior for o número de jogadores, o jogo torna-se menos científico e mais um ensaio de força bruta".
Inicialmente, os escoceses não responderam ao desafio. Na época, a Escócia praticava um jogo com pequenas diferenças nas regras em relação ao que os ingleses disputavam.
Uma carta da federação escocesa dizia: "O desafio de Mr. Alcock's de um encontro com os 11 da Escócia nos soa muito bem e é sem dúvida bem vindo. Mas não é geralmente sabido do senhor Alcock que os adeptos das regras da associação não vão encontrar nenhum adepto na Escócia".
Mas as duas federações se acertaram e o time do Queens Park foi enviado a Glasgow para representar a Escócia na partida histórica em novembro de 1872. O jogo foi marcado para o dia 30 por ser o dia de Saint Andrew, o patrono do país.
O time escocês foi selecionado pelo goleiro e capitão Robert W. Gardner. Já os ingleses foram convocados pelo próprio Alcock, que não jogou porque estava lesionado. A partida foi inicialmente marcada para as 14h, mas teve que ser adiada em 20 minutos por causa da neblina que cobria o gramado. Cada um dos quatro mil espectadores pagou um shilling, a moeda da época, para ver a partida.
Os escoceses jogaram de azul escuro enquanto os ingleses de branco. A Inglaterra também usava bonés enquanto os escoceses cachecóis vermelhos. A partida foi descrita pela imprensa da época como bastante disputada, com alguns lances e dribles. A Escócia jogou melhor no primeiro tempo, mas na etapa final, os ingleses equilibraram o jogo. Bom, acho que podemos dizer que o resultado foi justo, não é verdade?
E assim o primeiro jogo oficial terminou num movimentado (para os padrões da época) 0 a 0. Era o início da história do esporte mais conhecido do mundo.
E aí vai a ficha técnica do jogo:
Escócia 0 x 0 Inglaterra
Local: West of Scotland Cricket Club, em Partick
Árbitro: Willy Keay (Escócia)
Escócia: Robert W. Gardner, William Ker e Joseph Taylor; James Thomson e James Smith; Robert Smith, Robert Leckie, Alexander Rhind, Billy MacKinnon, Jerry Weir e David Wotherspoon.
Inglaterra: Robert Barker e Ernest Greenhalgh; Reginald de Courtenay Welch; Frederick Chappell, William Maynard, John Brockbank, Charles Clegg, Arnold Kirke-Smith, Cuthbert Ottaway, Charles Chenery e Charles Morice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário