quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Deputado Mesquita sugere novo modelo para projetos de distribuição de água


O deputado Roberto Mesquita (PV) sugeriu na sessão plenária desta quarta-feira (22/11) que o Governo do Estado adote um novo modelo para contemplar as comunidades rurais do Interior com projetos de abastecimento de água e irrigação.

O parlamentar criticou o modo como são geridas as ações do Projeto São José, que financia ações nas áreas produtiva, de infraestrutura e social, distribuindo recursos hídricos e eletrificação rural com verbas de organismos internacionais e contrapartidas dos governos Estadual e Federal.   

“Não podemos assistir silentes que essa política seja feita nos mesmos moldes de 26 anos atrás”, disse Mesquita, lembrando que o São José foi criado em 1987, durante o governo Tasso Jereissati, com a promessa de universalizar na zona rural a distribuição de água e energia elétrica.

O deputado do PV lembrou que foi decretado estado de emergência em 174 dos 184 municípios do Estado devido à estiagem e, por isso, o Governo do Estado poderia dispensar licitação para minorar os impactos da falta de chuva com obras de distribuição de água.

O parlamentar sugeriu ainda que o Governo do Estado receba de cada deputado estadual uma lista com dez localidades que estão sofrendo com falta d’água e necessitam de projetos de abastecimento. A partir dessa lista, conforme ele, a Secretaria dos Recursos Hídricos (Sohidra) poderia analisar a viabilidade de execução de projetos.     

ALECE

Nenhum comentário:

Postar um comentário