sábado, 24 de novembro de 2012

Lula recebe importante prêmio na Índia e defende mudança no Conselho de Segurança


Só mesmo a oposição aqui no Brasil e parte da grande imprensa insistem em desconhecer o papel fundamental que o ex-presidente Lula desempenhou – e ainda desempenha – no cenário internacional. Desta vez, ele foi à Índia, onde recebeu do presidente do país, Pranab Mukherjee, o Prêmio Indira Gandhi pela sua “contribuição à paz, ao desarmamento e ao desenvolvimento”.

A entrega aconteceu na 5ª feira no palácio Rashtrapati Bhavan, em Nova Déli. Mukherjee ressaltou que os três princípios que renderam a homenagem a Lula foram “os mesmos que defenderam Indira Gandhi e Mahatma Gandhi”. Lula disse que o prêmio pertence ao povo brasileiro.

O Prêmio Indira Gandhi já foi entregue ao ex-presidente soviético Mikhail Gorbatchov e ao ex-presidente americano Jimmy Carter, entre outros.

Conselho de Segurança

Um dia depois de receber o prêmio, Lula, ainda na Índia, defendeu a reestruturação do Conselho de Segurança da ONU. Para ele, é preciso refletir a atual realidade econômica mundial.

“A ordem política mundial deve necessariamente refletir esta nova realidade, e não aquela que correspondia ao equilíbrio de poder ao término da Segunda Guerra Mundial. Não é razoável que o Conselho de Segurança da ONU não tenha nenhum país da América Latina ou da África, ou da importância da Índia, entre seus membros permanentes", afirmou.

Blog do Zé Dirceu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário