terça-feira, 20 de novembro de 2012

PMDB prepara candidatura própria à Presidência da República em 2018


Em reunião da Executiva Nacional do PMDB, na tarde desta terça-feira, o presidente do partido, senador Valdir Raupp (RO), afirmou que a sigla vai construir uma candidatura própria à Presidência da República em 2018. E que a tendência em 2014 é reeditar a atual chapa, mantendo Michel Temer na vice.
- Não creio que dê tempo de preparar candidatura própria à Presidência da República para 2014, mas há consenso de que para 2018 precisamos preparar candidatura própria. Conversei sobre isso com o vice-presidente Michel Temer hoje de manhã. Para 2014 a tendência é a reedição da chapa com Temer na vice - disse Raupp.
Para pavimentar essa candidatura própria em 2018, o PMDB pretende lançar candidatos a governador em 20 estados nas eleições de 2014, manter-se como a maior bancada no Senado e voltar a ser a maior bancada na Câmara.
Agora, o principal objetivo da cúpula do partido é eleger o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) presidente do Senado e o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara, em fevereiro.
No momento em que há uma articulação de dissidentes do PMDB e de senadores da oposição para lançar a candidatura do senador Luiz Henrique (PMDB-SC) à presidência do Senado, contra Renan, a presidente Dilma Rousseff convidou o senador catarinense para viagem à Rússia no dia 10.
Apesar de ter apoiado o tucano José Serra em 2010, Luiz Henrique se aproximou do governo Dilma ao ser relator do polêmico Código Florestal. Mesmo sendo ruralista, ele defendeu pontos pró-meio ambiente para atender o Palácio do Planalto e para tentar chegar a um acordo no Congresso, o que não foi possível.
Na reunião desta terça-feira, em meio à discussão sobre candidatura própria à Presidência da República, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou que o PMDB é o responsável pela base dos programas sociais em vigor e lembrou o lema de seu governo (1985-1990): Tudo pelo Social.
- Os chineses têm um provérbio que gosto de repetir: quando você for beber água em um poço, deve lembrar quem abriu o poço. Foi o PMDB quem abriu o poço das causas sociais no Brasil - disse Sarney.
A tese da candidatura própria foi apoiada pelos presentes:
- Nenhum partido sobrevive sem expectativa real de poder - afirmou o deputado Edinho Araújo (PMDB-SP).
No encontro também houve manifestações de preocupação com o fato de o PMDB ter virado um partido satélite, apesar de seu tamanho; com a falta de um discurso programático; e com seu tradicional adesismo.
- O PMDB está caminhando para ser um partido de grotões. Nosso partido tem que se reciclar, pegar algumas bandeiras. Nossas bancadas têm que se posicionar politicamente. Apoiar governo a qualquer preço, negativo - afirmou o deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT).
Na reunião ainda houve espaço para críticas ao PT:
- O PT é a Arena de ontem, é um projeto que envelhece rapidamente. Tem mala de dinheiro para comprar eleição, mas não tem um discurso que encante - disse o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS).


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário