sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Rio busca área para missa do papa Bento 16


Enquanto emissários do Vaticano circulam pela cidade do Rio, a prefeitura carioca busca uma nova área para o papa Bento 16 celebrar a missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2013.
O local anterior era a base aérea de Santa Cruz, na zona oeste, que deve ser descartada em razão do tráfego de aviões.
A mudança nos planos teve justificativas contraditórias. Segundo o comitê organizador da jornada, "a Aeronáutica vetou o uso da base aérea por questões que incluem logística e custos para retirada das aeronaves do local."
Procurado pela Folha, o Centro de Comunicação da Aeronáutica (Cecomsaer), em Brasília, apresentou versão diferente: "a Aeronáutica não fez nenhuma objeção à realização da missa do Papa na base aérea de Santa Cruz."
Na última segunda, o ministro Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República, o prefeito Eduardo Paes (PMDB) e o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, discutiram alternativas para solucionar a questão.
"O comandante da base de Santa Cruz relatou alguns problemas de logística, como o acesso ao local e a retirada dos equipamentos. O ministro Gilberto Carvalho repassou as informações nesta reunião, mas não houve uma decisão final. Uma alternativa está sendo buscada. O uso da base aérea não foi descartado", informou à Folha a assessoria da Secretaria-Geral da Presidência.

ALTERNATIVA

Para substituir a base aérea, a primeira opção da prefeitura é uma área em Guaratiba, bairro vizinho à Santa Cruz, também na zona oeste.
Há três dias, Alberto Gasbarri, profissional responsável pela organização das viagens do papa Bento 16, está na cidade para definir detalhes do roteiro do líder da Igreja Católica durante a Jornada Mundial da Juventude, que promete reunir mais de 2 milhões de pessoas entre 23 e 28 de julho de 2013.
O emissário do Papa chegou a visitar o Centro de Operações da Prefeitura, setor responsável por monitorar o tráfego e alguns serviços públicos prestados nas ruas do Rio.
Hoje, Gasbarri vai se reunir com integrantes do comitê e com outros profissionais envolvidos na organização da jornada. Ele retorna à Itália amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário