quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Operação Carro-pipa chega a mais 18 municípios cearenses


Dezoito municípios cearenses estão sendo atendidos neste mês de outubro pela Operação Carro-pipa, que faz parte de um convênio celebrado entre o Governo do Estado do Ceará e o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional. Estão disponíveis para a operação R$ 8,3 milhões.

Os municípios atendidos são Acaraú, Amontada, Apuiarés, Ararendá, Fortim, General Sampaio, Iporanga, Iracema, Nova Russas, Pereiro, Piquet Carneiro, Poranga, Quiterianópolis, Trairi, Santana do Acaraú, Marco, Morrinhos, Massapê e Nova Russas. Segundo a Defesa Civil, os municípios atendidos estão nas regiões com menores índices pluviométricos em 2012, tendo todos decretado situação de emergência. “A Defesa Civil priorizou os municípios que apresentaram demandas ao Comitê Estadual de Combate à Seca, e seguimos análise do Índice Municipal de Alerta, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômicas Aplicadas do Ceará (Ipece)”, informou o coordenador estadual do órgão coronel Sílvio Tavares.

São 43 carros-pipa atendendo estes municípios, beneficiando 61.319 pessoas. Segundo a Defesa Civil Estadual, até o final de novembro deste ano, mais 60 municípios deverão ser atendidos. Os municípios devem apresentar à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec), a relação das comunidades mais necessitadas de abastecimento, elaborar as possíveis rotas e apontar os pontos de captação e abastecimento d'água.

Atualmente, a Operação Carro Pipa do Ministério da Defesa, através do Exército Brasileiro, atende 93 municípios, assim, com a ampliação por parte da Defesa Civil do Estado agora serão 171 municípios abastecidos por carros pipa. O secretário Nelson Martins anunciou também recursos de R$ 13 milhões de reais para recuperação e instalação de equipamentos em poços profundos já perfurados, bem como, outras ações para ajudar os sertanejos no enfrentamento da estiagem.


Assessoria de Comunicação da SDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário