quinta-feira, 15 de maio de 2014

O grito da região Centro-Sul

A onda de protestos que vêm ocorrendo no Brasil nas últimas semanas está contagiando jovens, homens e mulheres da região Centro-Sul. Onde está programada uma grande manifestação pelas ruas de Iguatu no próximo dia 24 de maio.
O motivo deste movimento que mais parece ser um “ grito do Centro-Sul” é a inércia do governo federal e estadual em instalar na região, um Campus da UFC, uma Faculdade de Medicina e a demora para a finalização da construção da Cidade Universitária na cidade de Iguatu.
Após realizar alguns encontros em cidades e Bairros da Terra da Telha falando sobre o tema , ensino superior para a região, Agenor Neto ex-prefeito de Iguatu, provocou um questionamento nas entidades de classes, em gestores municipais, jovens e famílias da região, “como o Centro-Sul do Ceará pode ficar sem estes equipamentos tão importantes?”, a reflexão e a determinação em cobrar dos governos é o ponto chave deste “grito”.

Nas últimas vezes que isto aconteceu foram passeatas com cartazes, apitos e muito barulho, mas em edições separadas para cada tópico. Agora a situação é mais complexa, a cobrança será em um único movimento que promete parar as ruas de Iguatu.
Nas redes sociais o movimento ganha corpo, internautas cobram das autoridades as promessas feitas pela instalação de um Campus da UFC na região e o fim das obras da Cidade Universitária.

É preciso realmente sair às ruas, e demonstrar a indignação pela falta de compromisso com o ensino universitário para a população de uma região que está em pleno desenvolvimento. Esta nova geração aprendeu que foi através de manifestações que conseguiram dar um sentido na política do país.
Agora eles possuem uma nova pauta que é muito justa por sinal, simplesmente desejam ter mais investimentos no ensino superior. Muitos irão levantar a desculpa que este seja um movimento político e tentarão esvaziá-lo, mas a necessidade de jovens em ter uma melhor educação universitária na sua região é maior que isto. É algo real e ninguém pode ir contra este fato.

Esta é uma bandeira suprapartidária, algo que vai além da política eleitoral, esta é definitivamente a mobilização do bem, e quem deseja o bem para o povo da região que esteja presente no dia 24 de maio às 08h na Praça da Matriz e que inunde as redes sociais com selfs, vídeos e imagens desta manifestação. Acreditem, estas ações chegam rapidamente nos gabinetes do Palácio da Iracema e do Planalto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário