Na noite de 03 de abril, aproximadamente 300 alunos estiveram presentes na solenidade de entrega dos certificados dos cursos de formação, no Centro Social Urbano de Cedro. O evento contou com a presença do Prefeito, Nilson Diniz; da Primeira-Dama, Ana Clécia; do Secretário do Trabalho e Assistência Social, João Alverne Farias; do Gerente Regional do Sebrae, Alcides Marques ; da Gerente do Senac da cidade de Iguatu, Liduína Franco; e de Secretários Municipais, Vereadores e alunos concludentes.
Além da entrega dos certificados, a solenidade contou com uma palestra sobre Empreendedorismo, ministrada pelo Gerente Regional do Sebrae, Alcides Marques. Para o palestrante, o tema é muito relevante, em especial para esses profissionais recém-certificados, que deverão ter atitude empreendedora no mercado.
Formação para a vida
Os alunos foram formados pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), Senac Gratuidade e Sebrae, nos mais diferentes cursos: Recepcionista, Operador de Caixa, Cuidador de Idoso, Gestão Financeira, Atendimento ao Cliente, Empreendedorismo e Pequenos Negócios, Auxiliar de Secretaria Escolar, Costureiro, Costura Técnica em acabamento, Eletricista e instalador predial de baixa tensão, Manicure e Pedicure.
Geração de renda
O Secretário do Trabalho e Assistência Social, João Alverne, comemorou a entrega dos certificados, que representam esforço e meses de dedicação dos jovens “Incentivar e dar condições para qualificação profissional dos jovens e, sobretudo, possibilitar a inserção no mercado de trabalho é estratégia da Secretaria com total apoio da Prefeitura”, comentou Alverne.
Para o Prefeito Nilson Diniz, as diversas parcerias estabelecidas pelo município criam condições para que os habitantes de Cedro possam se profissionalizar e formalizar suas atividades. “Cada aluno pode desenvolver sua idéia de negócio, a Prefeitura estará à disposição para contribuir, com formação e parcerias que possam viabilizar o negócio”, explicou.
Entrega de Certificados na Zona Rural
A Solenidade ocorreu nas comunidades de Lagêdo, Varjota, Santa Rita e Santo Antonio (sede) com a Presença da Primeira-Dama, Ana Clécia; do Secretário do Trabalho e Assistência Social, João Alverne Farias; Secretários, Vereadores e representantes de comunidades.
Para Tereza Castro, que reside no Distrito de Lagêdo, o curso de salgadeiro promovido na comunidade pelo SENAC despertou o desejo de abrir seu próprio negócio. “Eu tive a oportunidade de fazer esse curso e hoje estou com minha lanchonete, aprendi muito por ter minha renda própria e tenho total apoio da administração”, contou.
Na sede do distrito de Santo Antonio, os alunos do curso de Artesão de Patchwork afirmaram que é compromisso da atual gestão levar cursos à zona rural, com o objetivo de capacitar a população para que, futuramente, possa ser inserida no mercado de trabalho.
Durante o ano de 2014, novos cursos serão oferecidos na região, abrindo possibilidade para que outras pessoas aperfeiçoem seus conhecimentos e possam atuar, de forma organizada e eficiente, no mercado.
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário