terça-feira, 18 de junho de 2013

Após tentar invadir prefeitura de SP, manifestantes incendeiam carro de TV


Os manifestantes ameaçaram entrar na sede da Prefeitura de São Paulo, durante protestos no início da noite desta terça-feira (18/6). Eles removeram parte das grades de proteção que foram colocadas em frente à sede. De acordo com o Instituto Datafolha, 50 mil pessoas participam do 6º grande ato em SP. 

O grupo atirou objetos em policiais, que revidaram com spray de pimenta e gás lacrimogênio. A Guarda Civil Metropolitana teve de montar um verdadeiro escudo na porta da Prefeitura. Alguns jovens chegaram a ser agredidos pela polícia no momento em que os militares recuaram para dentro da sede do executivo municipal. Houve troca de agressões e o clima é bastante tenso. A rua foi completamente fechada.

Após a saída da GCM, as grades foram levantadas por outros manifestantes que tentam conter o grupo mais radical. Foi feito um cordão humano para evitar a depedração e a invasão da Prefeitura. Contudo, parte dos manifestantes quebraram os vidros do prédio, danificaram as portas, picharam as paredes e chegaram até a rasgar a bandeira do estado de São Paulo. Os ativistas também queimaram um boneco com as fotos do prefeito Fernando Haddad e do governador Geraldo Alckmin.

Logo em seguida, os manifestantes seguiram pela Avenida Paulista. Por volta das 20h, um carro de reportagem da TV Record foi incendiado por manifestantes. A equipe da TV acompanhava o ato em frente à prefeitura paulista. O grupo também colocou fogo em um posto policial e depredou uma agência bancária.


Carro de link da Tv Record foi depredado e incendiado (Miguel Shchincariol)
Carro de link da Tv Record foi depredado e incendiado

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), alertou aos motoristas para evitarem a região da Praça da Sé. O Viaduto do Chá está bloqueado em ambos sentidos.

Além da reivindicação principal, pela redução do preço do transporte, os ativistas erguem faixas e cartazes contra os gastos excessivos com as obras da Copa do Mundo, pedindo mais recursos para a saúde e educação. Não foram notadas bandeiras de partidos políticos.

Este é o 6º dia de manifestações em São Paulo - o movimento vem arrastando uma verdadeira multidão nas ruas da capital paulista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário