quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Deputados já se articulam para eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará

Os deputados da Assembleia Legislativa do Ceará mal respiraram da disputa pela reeleição para a legislatura de 2015 a 2018 e já se articulam para iniciar novo certame: a definição da Mesa Diretora da Casa. No páreo para o comando do Legislativo estão o atual presidente Zezinho Albuquerque, o líder do governo, Dr. Sarto, o atual 1° secretário, Sérgio Aguiar, e o deputado Wellington Landim, todos do Pros.


A eleição da nova Mesa já mobiliza articulações internas nos partidos. Diferentemente da Câmara, onde vagas na Mesa são disputadas individualmente por cargo, o núcleo da Assembleia é pleiteado em chapas de dez membros, o que força um consenso que, no entanto, não é regra. Antes de ser eleito, em 2012, Zezinho protagonizou disputa acirrada pela presidência com Landim, em 2010. O impasse acabou beneficiando o então deputado Roberto Cláudio. Apesar de favorito à época, Zezinho foi prejudicado após investigação da Polícia Federal em seu gabinete.

Nova disputa
O cenário para 2015 promete ser semelhante. O Pros tem a maior bancada da Casa e é comando pelo governador Cid Gomes. O atual presidente destacou, ontem, que a reeleição não depende unicamente dele, mas não nega o “desejo de continuar presidente”. Aliados com influência nas relações do Legislativo com o Executivo, como Mauro Filho (Pros) e Nelson Martins (PT) – apesar de não reeleitos – dão como certa a reeleição de Zezinho.

Atuando em áreas de destaque, Dr. Sarto e Sérgio Aguiar ponderam a experiência no Legislativo para pleitearem posto mais alto. “Acho que a gente pode contribuir muito se chegar à presidência”, afirma Sarto, considerando que a proposta ainda precisará de consenso no partido. “Sinto-me qualificado para ocupar cargos maiores na direção do poder”, diz Sérgio.

As articulações para a composição da nova Mesa deve ter novamente um esforço da ala feminina da Assembleia para incluir uma representante. As deputadas Fernanda Pessoa (PR) e Bethrose (PRP) destacam a importância de quebrar a tradição da composição totalmente masculina da Mesa. Para a próxima legislatura, sete mulheres devem fazer parte do Poder Legislativo.

Enquanto alguns acertam com partidos a viabilidade de compor o grupo, como afirma Gony Arruda (PSD), outros se preparam para deixar a Mesa. O deputado Tin Gomes (PHS), atual vice-presidente, afirmou que não pretende renovar o posto. Meta é atuar nos bastidores.

Zezinho

Atual presidente. É nome de confiança do governador e articulador 


Sarto

Vai para o sexto mandato na Assembleia Legislativa. É atual líder do governador Cid Gomes 


Sérgio
É atual primeiro secretário da Casa e já ocupou presidência de comissões, como a de Constituição e Justiça

Landim
Já foi primeiro secretário e presidente da Assembleia do Ceará por dois mandatos

SERVIÇO

Acompanhe as sessões da Assembleia
Rádio: FM 96.7.
TV: Canal 30 
Horário: De terça à sexta-feira, a partir das 9 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário