sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Com regras do novo estatuto, Fortaleza publica edital de convocação para as eleições

Há cinco anos consecutivos na Série C do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza aguarda as eleições para definir o futuro e iniciar o planejamento para 2015. Na noite da última quinta-feira (30), através do site oficial, o clube publicou o edital de convocação para o pleito, que será realizado no dia 1º de dezembro. A disputa será sob as regras do novo estatuto, que inclui mudanças como voto de sócio-torcedor e eleições diretas para presidente.
Pela primeira vez, os sócios-torcedores do Tricolor poderão participar da eleição - além deles, conselheiros natos, conselheiros e sócios-proprietários. Todos devem estar em dia com as contribuições em dias, e os sócios-torcedores devem ser associados ao clube por dois anos ininterruptos até o próximo dia 27 de novembro. No dia 28, a diretoria administrativa e o setor de contabilidade farão o levantamento dos eleitores aptos a votar e encaminhará à Comissão Eleitoral.
As chapas poderão se inscrever entre os dias 5 e 14 de novembro - prazo de dez dias, no total. Depois disso, a Comissão Eleitoral tem o prazo de 72 horas para avaliar a situação dos candidatos e dar um parecer - positivo ou negativo - em relação à candidatura. O pleito será no dia 1º de dezembro, das 9h às 18h. Os vencedores tomam posse no dia 1º de janeiro de 2015.
Novas regras e novos cargos
Outra mudança em relação ao pleito devido ao novo estatuto, aprovado no final do ano passado, é a eleição direta para os poderes do clube. Antes, os associados do clube escolhiam o presidente do Conselho Deliberativo, que escolhia o presidente da Diretoria Executiva.
A Executiva ganhará mais um vice-presidente. Os candidatos a presidente e vice devem ser sócios-proprietários por três anos consecutivos - anteriormente, o prazo era de um ano. O Conselho Fiscal, por sua vez, passa a ter seis membros (três suplentes), com eleição de presidente, vice e secretário, que têm que ser associados há também três anos. Já o Conselho Deliberativo passa a ter mais dois tesoureiros, e os sete membros devem ser sócios há dois anos.
Há, ainda, o surgimento do Conselho de Ética, criado pelo novo estatuto do clube. O novo poder terá cinco membros, que devem ser sócios-proprietários por três anos consecutivos.
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário