quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Conheça os políticos cearenses mais influentes no Congresso Nacional

Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT (26), ao qual é filiada a presidente da República, e o PMDB (16), partido do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O terceiro em número de parlamentares, PSDB (12), é também o terceiro em influência, à frente do PDT, que é o quarto entre os "Cabeças" (7) e o nono na bancada federal.

Além dos "Cabeças", desde a sétima edição da série, o DIAP divulga levantamento incluindo na publicação um anexo com outros parlamentares que, mesmo não fazendo parte do grupo dos 100 mais influentes, estão em plena ascensão, podendo, mantida a trajetória ascendente, estar futuramente na elite parlamentar.

Novos "Cabeças"

Nesta 20ª edição dos "Cabeças" do Congresso Nacional, apenas dez parlamentares entraram para o seleto grupo dos mais influentes do Parlamento brasileiro. Entre os estreantes, apenas o líder do PR e líder do bloco PR, PTB, PRP, PHS, PTC, PSL e PRTB, deputado Anthony garotinho (PR-RJ),é debutante na publicação. Os demais ou estavam em ascensão ou já tinham sido "Cabeças" em outra edições, casos, por exemplo, dos deputados Beto Albuquerque (PSB-RS), Carlos Sampaio (PSDBS-SP), Jandira Feghali (PCCdoB-RJ) e Mendonça Filho (DEM-PE).

Por Casa do Congresso, a 1ª Sessão Legislativa da 55ª Legislatura apresenta nove deputados e um senador como novos operadores-chaves do processo legislativo.

Dos partidos da base de apoio ao Governo Dilma na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o PT apresentou a melhor performance entre os estreantes na elite do Congresso Nacional. Dois deputados da legenda passaram para o seleto grupo dos parlamentares mais influentes. O PSB e o PSD estão empatados, com um parlamentar cada, entre os novos "Cabeças" do Congresso Nacional.

Entre os partidos que fazem oposição ao Governo Dilma, o PSDB possui dois parlamentares estreantes nos "Cabeças", um deputado, que retorna, e um senador, que estava em ascensão na edição anterior. O DEM e o PSol contribuíram, cada, com um parlamentar na elite do Congresso nesta edição.

Por região, apenas a Centro-Oeste não possui parlamentar estreante na elite do Congresso Nacional. A grande maioria dos parlamentares debutantes na relação dos mais influentes do Parlamento possui mais de um mandato federal.

No Ceará os políticos mais influentes são os seguintes no Congresso Nacional são os seguintes: André Figueiredo (PDT), Senador Eunício Oliveira (PMDB), Senador Inácio Arruda (PCdoB), Deputado José Guimarães (PT)  e o Senador José Pimentel (PT).

Participação Feminina

A presença feminina entre os "Cabeças" do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e oito senadoras), na elite do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).

São as senadoras Ana Amélia (PP-RS), Kátia Abreu (PSD-TO), Lúcia Vânia (PSDB-GO) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), e as deputadas Alice Portugal (PCdoB-BA), JANDIRA FEGHALI (PCdoB-RJ), Luiza Erundina (PSB-SP), Manuela D´Ávila (PCdoB-RS) e Rose de Freitas (PMDB-ES).

Confira a íntegra da pesquisa clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário