quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Secretário destaca estruturação e interiorização da segurança no Ceará

A estruturação e interiorização dos serviços de segurança pública no Ceará foram destacadas pelo titular da pasta de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), Francisco Bezerra, em pronunciamento nesta quarta-feira (07/08) na Assembleia Legislativa.  O secretário também apresentou as ações e investimentos aplicados no Sistema Estadual de Segurança Pública, que é composto de instituições vinculadas e coordenadorias, e respondeu a questionamento de parlamentares.
A apresentação faz parte do ciclo de visitas de secretários estaduais ao Parlamento cearense, que acontece durante o segundo expediente da sessão plenária. Sete secretários já visitaram a Casa, participando de debates com os deputados.
O secretário informou que a Polícia Civil passou por uma revitalização completa, tanto na Capital como no interior do Estado. Conforme dados do secretário, foram implantadas 55 novas delegacias desde o início do Governo Cid Gomes. "Só existiam 44 delegacias municipais no Estado", lembrou.
O secretário ressaltou, também, a implantação de quatro novas Delegacias da Mulher e a reforma, ou construção, de 19 delegacias regionais - destas, 14 já estão em processo completo. "Cada reforma dessas representa quase uma nova delegacia", informou, acrescentando que elas são equipadas com viatura, mobiliário, rádio de comunicação, informática e utensílios.
Atualmente, são 31 delegacias distritais e três metropolitanas. "Onze delegacias especializadas estão recebendo nova estrutura pelo Governo do Estado". Também foram construídas duas divisões especializadas: uma de Homicídios e outra de Combate ao Tráfico de Drogas, esta segunda em fase de conclusão.
A Delegacia Eletrônica foi ampliada, segundo ele, para  dar uma maior tranquilidade e conforto à população, além de facilitar o  trabalho dos policiais. "Estão em fase de aquisição 51 terminais móveis, conhecidos como tótens, que estarão à disposição da população e onde as pessoas, de forma simples, poderão registrar a ocorrência", informou.  
A Polícia Militar também foi estruturada, por meio da Lei 15.217, e conta agora com cinco novos grandes comandos, 16 novos batalhões e 59 companhias. Dentro da nova estrutura, está o programa Ronda do Quarteirão, implementado em 45 municípios do Estado. "É o maior programa de policiamento comunitário do Brasil", considerou. O Batalhão de Polícia Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRAIO) também foi reestruturado, e conta, atualmente, com 32 equipes, informou o gestor.
O secretário enalteceu, ainda, o trabalho do Comando Tático Rural (Cotar), no projeto denominado Operação Divisa Segura, “que hoje é referência no Brasil, e está sendo adotado pelo Conselho Nacional de Segurança Pública e expandido para todo o Brasil", disse.
Durante a sua apresentação, Bezerra salientou, ainda, o trabalho da Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, Perícia Forense e Academia Estadual de Segurança. A realização de concursos públicos e os programas de prevenção de combate às drogas também foram enfatizados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário