terça-feira, 26 de maio de 2015

Compositor iguatuense Humberto Teixeira é homenageado na Câmara Federal

A Câmara dos Deputados realizou na manhã desta terça-feira,26, uma sessão solene em homenagem ao centenário do compositor cearense Humberto Teixeira. A sessão solicitada pelos deputados federais Chico Lopes (PCdoB) e Odorico Monteiro (PT), do Ceará, prestou tributo a um dos mais importantes nomes da cultura brasileira, o “doutor do baião”, nascido em Iguatu.
A solenidade contou com a presença da filha do compositor, Denise Dummont; do deputado estadual Agenor Neto; do representante da Secretaria de Cultura do Ceará, Dalton Moura; além dos músicos Myrlla Muniz, Sivuquinha e Ocelo Mendonça, cantando alguns dos clássicos do compositor cearense.
Segundo o deputado Chico Lopes, Humberto Teixeira foi autor de “obra decisiva para a construção do imaginário nordestino, da invenção e reinvenção do Nordeste”, destacando também a referência do compositor na luta pelos direitos autorais, e “pela maior difusão da cultura brasileira no exterior”.



Para o deputado estadual Agenor Neto, este foi mais um momento importante neste ano de comemorações, “ uma justa homenagem a um iguatuense que levou a cultura nordestina ao lado do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, para todo o nosso Brasil. Em Iguatu, todas as ações culturais levam o selo dos 100 anos do “ doutor do baião”, esta é a forma de dizer ao Humberto Teixeira, obrigado por tudo que fez pelo nosso Ceará e o povo nordestino, onde através da sua arte sintetizou a bravura e a generosidade da nossa gente”, disse.  

A atriz e produtora, filha do compositor, Denise Dummont, mora atualmente em Nova York e viajou especialmente para participar da sessão solene. Durante a celebração, Denise agradeceu a homenagem e lembrou a composição “Asa Branca” como “segundo hino nacional do Brasil”. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário