terça-feira, 21 de outubro de 2014

Primeiro debate em rádio no Ceará é marcado pelo “olho no olho” entre candidatos

Reunidos num estúdio de rádio e a cerca de 1 metro de distância um do outro, os candidatos ao Governo do Ceará Eunício Oliveira (PMDB) e Camilo Santana (PT) se confrontaram “olho no olho” no 1º debate do Estado realizado e transmitido por uma rádio. A inovação lançada pela Tribuna BandNews FM, nesta segunda-feira (20), contou ainda com a retransmissão da TV Jangadeiro, do portal Tribuna do Ceará e das rádios do Sistema Jangadeiro no interior do Ceará. A apresentação foi do jornalista Nonato Albuquerque.
A menos de uma semana do 2º turno, Camilo e Eunício abriram o debate respondendo perguntas dos moradores de 6 cidades do Interior, que foram transmitidas pelas rádios que compõem a Rede Jangadeiro nas cidades de Iguatu, Sobral, Quixeramobim, Crateús, Limoeiro do Norte e Crato.
Neste 1º bloco, os candidatos puderam ouvir, por meio de uma estrutura montada especialmente para o evento, as dúvidas dos eleitores. Na ocasião, foram abordados temas como segurança, saneamento básico, educação e combate ao tráfico de drogas.
Já no 2º bloco, o “olho no olho” ganhou mais força. Eunício e Camilo puderam se “confrontar” por meio de temas de livre escolha. Com questionamentos de 30 segundos e respostas de até 1 minuto e meio, o debate foi mais dinâmico, com acusações de parte a parte.
No bloco seguinte, os candidatos puderam responder a perguntas gravadas na Rede Jangadeiro, em várias cidades do interior, e enviadas por telefone, WhatsApp e Facebook, ratificando a ideia de convergência levantada pelo 1º debate realizado em uma rádio no Ceará.
Para a diretora de Jornalismo do Sistema Jangadeiro, Isabela Martin, o debate realizado em um estúdio de rádio foi a principal marca do evento. “O ambiente de rádio trouxe mais informalidade e dinâmica. As perguntas curtas proporcionaram um debate mais objetivo, salientando as características do rádio”, destaca.
Além disso, o debate na rádio uniu não somente as demais plataformas de comunicação, mas também eleitores de diferentes áreas. “O evento, além de unir rádio, internet e TV, trouxe também as redes sociais e mais do que isso, aproximou a Capital do Interior, dando voz aos eleitores de outras cidades”, comemora Martin.
Inovador, o posicionamento das câmeras também teve seu destaque. Além do ângulo que mostrava o mediador e os candidatos frente a frente, equipamentos posicionados estrategicamente por trás dos participantes proporcionaram que o eleitor sentisse o “olho no olho”. “Com o posicionamento das câmeras, o ouvinte ou telespectador conseguiu sentir as expressões em cada olhar e em cada gesto do candidato. É como se tivesse bem perto”, finaliza Isabela.
O debate desta segunda-feira, foi o 3º evento realizado pelo Sistema Jangadeiro sendo um deles em Sobral, no Interior do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário