terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Conferência sobre oleaginosas começa nesta quarta-feira (29), em Tauá

Começa nesta quarta-feira (29), no município de Tauá, na Região dos Inhamuns, a I Conferência Cearense de Difusão de Tecnologias para o cultivo de oleaginosas na agricultura familiar, uma promoção do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Embrapa Algodão. A abertura do evento será as 9 horas, no Parque da Cidade em Tauá.

De acordo com o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, o principal objetivo é discutir a difusão de tecnologias para as oleaginosas. “Nós temos muitas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e por diversas universidades brasileiras que podem diminuir muito o trabalho e o esforço do agricultor no campo, no preparo das oleaginosas e aumentar a produtividade”.

Além de discutir tecnologias utilizadas no cultivo da mamona, também serão apresentadas tecnologias utilizadas no cultivo do algodão orgânico e convencional, o gergelim e o amendoim. “Todos os agricultores do Ceará que cultivam oleaginosas estão sendo mobilizados para este evento”, afirmou o secretário adjunto.

O coordenador da Conferência, Marcus Vinícius Assunção, afirmou que haverá palestras de técnicos da Embrapa, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), da Petrobrás e de outros parceiros do Estado do Ceará no programa de produção de oleaginosas estarão presentes ao evento, que prossegue até sexta-feira (31).

O Estado do Ceará presta assistência técnica aos agricultores familiares que produzem oleaginosas. Cada agricultor que planta até 3 hectares recebe um incentivo de R$ 200 por hectare/ano. Em 2014, está programado o atendimento de cerca de 8 mil agricultores com este programa. Segundo o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, o objetivo deste programa é fortalecer a produção de oleaginosas no Ceará, valorizando principalmente a produção de mamona consorciada com as culturas de milho e feijão.

Em agosto de 2014, o Estado do Ceará vai sediar o VI Congresso Brasileiro de Mamona. O Estado foi credenciado para sediar o encontro pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pelos resultados apresentados pelo Programa Estadual do Biodiesel.

Serviço:
I Conferência Cearense de Difusão de Tecnologias para o cultivo de oleaginosas na agricultura familiar
De 29 a 31 de janeiro de 2014, no Parque da Cidade, em Tauá – Avenida José Valdemar Rego S/N – Tauá/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário