terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Ceará recebe mais três toneladas de larvicida

Atendendo à demanda da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), o Ministério da Saúde enviou ontem ao Ceará uma nova remessa de larvicida para intensificar o combate ao Aedes aegypti. O Estado recebeu 3 toneladas do produto, quantidade suficiente para eliminar as larvas do mosquito em até 1,5 bilhão de litros de água, conforme a pasta federal. A medida é mais uma ação emergencial visando ao controle dos casos de microcefalia relacionados à infecção por vírus zika.
Segundo a Sesa, a distribuição do larvicida foi iniciada ontem. Roberta de Paula Oliveira, supervisora do Núcleo de Controle de Vetores do órgão, afirma que a substância será encaminhada de acordo com o número de imóveis em cada município, mas garante que todas as cidades serão abastecidas.
Este é o segundo lote de produto enviado pelo Ministério em menos de um mês. No dia 20 de novembro, conforme a supervisora, o Ceará recebeu 1,5 tonelada de larvicida. No total, neste ano, foram enviadas 17,3 toneladas ao Ceará.

Roberta de Paula diz que a iniciativa do Governo Federal vem como resposta ao pedido de apoio feito pelo governador do Estado, Camilo Santana, ao ministro­chefe da Casa Civil, Jacques Wagner, no início deste mês. "O governador pediu apoio no que precisarmos. Como estamos intensificando as ações, haverá necessidade de mais pessoas e mais recursos. Na próxima semana, iremos nos reunir com prefeitos e secretários de saúde para identificar as demandas e montar nosso plano de ação de acordo com o plano nacional", ressalta a supervisora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário