quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Eliane Novais avalia comportamento do governador diante denúncias

A deputada Eliane Novais (PSB) avaliou nesta terça-feira (23/09), durante o primeiro expediente da Assembleia Legislativa, a postura do governador Cid Gomes, que pediu a retirada de circulação da revista IstoÉ, edição de 13 de setembro. Para ela, tal fato foi uma demonstração de autoritarismo e de inabilidade em conviver com as críticas da oposição.
A deputada considerou um “absurdo” que as sessões plenárias da AL funcionem apenas uma vez por semana, e também o fato de não ter sido realizada a sessão da semana passada. “Foi um esforço para evitar que os deputados de oposição repercutissem as denúncias publicadas pela revista Istoé”, disse.
Eliane entendeu também como “absurda” a tentativa de impedir na Justiça que a revista IstoÉ circule no Ceará, e julgou tal postura um explícito ataque à liberdade de imprensa, perpetrado pelo governador. A parlamentar avaliou que há tempo atos de censura como esse não aconteciam no Ceará. “É uma demonstração clara de coronelismo, de que este Governo é o retrato fiel do autoritarismo do século passado”, frisou.
A deputada opinou que se o governador Cid Gomes sentiu-se caluniado pela revista, deveria ter prestado os devidos esclarecimentose e ter se defendido. “E não falar mentiras como as que proferiu ao dizer que nunca esteve com o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, quando há vários registros fotográficos de encontros deles em reuniões, inclusive, para discutir a implantação da refinaria de petróleo no Ceará”.
Ainda em seu pronunciamento, Eliane Novais fez uma avaliação negativa do Governo. Segundo ela, inúmeros municípios decretaram estado de calamidade por causa da seca; os professores da Uece estão em greve alegando que o governador não cumpriu com o acordado para o fim da última greve; e há um aumento na insegurança pública. “O Ceará não atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica para o ensino médio, justamente no nível da educação que é responsabilidade do Estado. E na área ambiental, a regulamentação do Parque do Cocó não passou de promessa”, pontuou.
Eliane afirmou ainda que o governador já estava engajado nas eleições desde o início, ainda que só agora tenha anunciando o afastamento oficial do Governo, e desafiou o prefeito Roberto Cláudio a também se afastar do cargo, já que, segundo ela, o chefe do executivo municipal também já teria abandonado as suas funções para se integrar à campanha eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário