sábado, 27 de setembro de 2014

Europeus iniciam visita em apoio a jumentos em Santa Quitéria

O representante do The Donkey Sanctuary, PhD em Medicina Veterinária Kevin Brown, da Inglaterra, junto com o representante da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusitana de Humanidades e Tecnologia (FRV-ULHT), o veterinário João Rodrigues, de Portugal, estiveram com o voluntário da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), Eduardo Aparício, visitando as instalações do Hospital Veterinário para Animais de Grande Porte do Instituto de Teologia Aplicada (Inta), acompanhados pelo diretor geral da instituição, Oscar Rodrigues, o diretor do Hospital Veterinário, Paulo Cavalcante.
A visita faz parte da série de ações que eles têm realizado a fim de conhecer o projeto para instalação do Parque Antônio Vieira, de proteção aos jumentos no Estado, a ser instalado na Fazenda Dr. Paula Rodrigues, administrada pelo Detran em Santa Quitéria e idealizado por Eduardo.
De acordo com Kevin, as reuniões são em buscas de parcerias, que é um dos métodos de trabalho do Donkey Sanctuary. "Nos buscamos parceiras e oferecemos em contrapartida, entre outras coisas, nosso conhecimento cuidando de jumentos, capacitação para a comunidade com cursos como produção de arreios, e no que mais estiver ao nosso alcance", destacou.
Hoje, Kevin e João estão com Eduardo Aparício na fazenda, acompanhados também por representantes do Inta, a fim de conhecer a realidade do local. Na próxima semana, eles estarão em reunião com o Detran, órgão responsável hoje pela Fazenda Paula Rodrigues, que mantém investimento anual de mais de R$ 3 milhões, entre estrutura, pessoal e alimentação.
Para o diretor do Hospital, Paulo Cavalcante, uma parceria entre o Inta e o Detran seria benéfica para todos os envolvidos, com benefício direto para os animais. "Ficamos animados com a perspectiva, pois essa é uma oportunidade para um maior campo de atuação dos nossos alunos, além de aumentar as vagas para a prática no hospital. Temos dentro da Faculdade de Medicina Veterinária, um cuidado especial para a prática humanitária, que seria ainda mais reforçada dentro dessa possível realidade", destaca ele. Hoje, os atendimentos são realizados principalmente em cavalos, resultado da procura de pequenos produtores e parceria com o Derby Clube de Sobral.
Segundo Eduardo Aparício, o resultado da reunião e visita foi extremamente positivo para o fechamento de uma parceria. "A instituição está aberta à criação dessa cooperação, onde os principais beneficiados serão os animais", destaca ele.
Desde 2011, a Uipa vem realizando um trabalho direto de apoio à alimentação dos animais abrigados na fazenda do Detran. Isto tornou-se possível após parceria com a ONG francesa One Voice, que destinou recursos financeiros para a compra de milho para os jumentos.
Eduardo diz que o único apoio financeiro acontece por meio de doações mensais da One Voice, intermediadas pela Uipa. A verba custeia exclusivamente a compra de milho. Todos os meses é feita a prestação de contas, inclusive com fotos.
Ele diz que, desde que conheceu o lugar em 2011, quando foi iniciada a parceria com a One Voice, as condições na fazenda têm melhorado bastante. O Detran já fez uma série de mudanças nas instalações da fazenda. Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário