São José, padroeiro do Ceará, é um santo popular e de forte devoção entre os sertanejos. Depois de dois anos seguidos de seca, o cearense, católico, está de olho no céu e com o coração voltado em preces para que ocorram intensas chuvas hoje. Desde o último dia 10, que se celebram em todo o Estado, festas religiosas em louvor ao santo.
São 19 paróquias, além de centenas de capelas espalhadas em vilas e distritos em todos os 184 municípios.Hoje, dia 19, dedicado a São José é feriado no Ceará. Reza a tradição, que chover no dia do santo é sinal de bom inverno. A Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê para hoje a possibilidade de ocorrência de chuva em todo o Estado. Para a madrugada e manhã, nas regiões litorâneas e na Serra da Ibiapaba.
No período da tarde e noite, nas regiões Jaguaribana, Centro e Sul.As precipitações previstas para hoje são favorecidas por aproximação de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema causador de chuva no Ceará.O transcurso da festa do padroeiro do Ceará ocorre um dia antes da passagem do equinócio (quando o sol passa do Hemisfério Sul para o Norte e incide com maior intensidade sobre as regiões localizadas próximas à linha do Equador, assinalando mudança de estação - no Hemisfério Sul o início do outono) e no segundo mês da quadra invernosa (fevereiro a maio).
De acordo com a meteorologista da Funceme, Dayse Morais, a ocorrência de chuva pode sofrer influência do equinócio. "Pode mudar as condições de tempo e provocar precipitações", observou. "Cientificamente, a ocorrência de chuva no Dia de São José não tem relação com bom inverno, pois já houve ano em que não choveu nessa data e houve uma boa quadra invernosa, como o contrário também já se verificou".A Funceme registrou ontem, véspera de São José, chuva em 86 municípios. As maiores foram em Campos Sales (64mm); Uruoca (49mm); e Crato (47mm).
Nenhum comentário:
Postar um comentário