sexta-feira, 28 de março de 2014

Hospitais de Fortaleza recebem treinamento para a Copa


Fortaleza é uma das seis cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 a receber a capacitação de hospitais da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) em planos hospitalares, com profissionais especialistas do programa de cooperação internacional Host City Programm (HCP). O treinamento vai preparar de 31 de março a 4 de abril 80 profissionais de 20 hospitais públicos e particulares, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e das secretarias de Saúde do Estado e de Fortaleza. O curso é realizado pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral da Força Nacional do SUS, em parceria com o Governo Alemão, através da agência de cooperação GIZ, do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e a Engagement Global. A abertura da capacitação acontecerá na terça-feira, 1º de abril, às 9 horas, no Marina Park Hotel, Avenida Presidente Castelo Branco, 400 Praia de Iracema.

O Host City Programm (HCP) é financiado pelo BMZ através da Engagement Global/SKEW e a GIZ é responsável pela execução do programa no Brasil, em cooperação com o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês. A proposta do Ministério da Saúde é subsidiar estratégias e ferramentas de gestão para fortalecer os Hospitais Referenciados de Alta Complexidade na organização dos Planos Hospitalares integrando assim o componente móvel e fixo da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo de promover intercâmbio de experiências entre os municípios que sediaram a Copa da Alemanha em 2006 e as cidades-sede brasileiras, tendo em vista a necessidade de um produto teórico prático na construção dos Planos Hospitalares para Acidentes com Múltiplas Vítimas.

O curso envolve um módulo teórico, com conteúdos necessários para a preparação hospitalar e construção de planos hospitalares, e um módulo simulado, com simulado de mesa e simulado em hospital indicado pelos gestores da cidade-sede. Em Fortaleza, a parte parte prática do treinamento será realizada no Instituto Dr. José Frota (IJF).

Instituições participantes:

- HOSPITAL ABERLADO GADELHA - CAUCAIA/ CE
- GONZAGA MOTA JOSÉ WALTER
- HOSPITAL GERAL DR. CÉSAR CALS
- HOSPITAL DR. CARLOS ALBERTO STUDART - HOSPITAL DO CORAÇÃO
- INSTITUTO DR. JOSÉ FROTA
- HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA
- HOSPITAL INFANTIL ALBERT SABIN
- HOSPITAL DISTRITAL EDMILSON BARROS DE OLIVEIRA - FROTINHA DE MESSEJANA
- HOSPITAL DISTRITAL MARIA JOSE BARROSO DE OLIVEIRA-FROTINHA DE PARANGABA
- HOSPITAL DISTRITAL EVANDRO AYRES DE MOURA- FROTINHA DE ANTÔNIO BEZERRA
- HOSPITAL DISTRITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇAO
- HOSPITAL SAO JOSE DE DOENÇAS INFECCIOSAS
- HOSPITAL DE MARACANAU
- SAMU - CEARÁ
- SAMU - FORTALEZA
- NÚCLEO DE ATENÇÃO A URGÊNCIA E MERGÊNCIA – NUAEM
- SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE -SMS



Assessoria de Comunicação da Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário