quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Prefeito Agenor Neto é destaque em encontro da Fundação ABRINQ em São Paulo


O prefeito Agenor Neto participou nesta quarta-feira, dia 22 de agosto, do Lançamento Oficial do Programa “Prefeito Amigo da Criança” Gestão 2013-2016, na Fundação Abrinq – Save The Children, em São Paulo. O gestor municipal ao lado da primeira-dama, Hercília de Souza; da articuladora do Programa no Município, Célia Freitas e do Secretário de Comunicação, Tércio Júnior, compareceram ao evento. Apenas três municípios foram escolhidos a ter representantes na cerimônia.
O encontro que teve a participação do presidente da Fundação ABRINQ, Synésio Batista da Costa, que na ocasião falou sobre o trabalho realizado pelo prefeito de Iguatu, “ Agenor Neto é um gestor que sai do nosso sertão nordestino e surpreende os grandes centros com uma gestão voltada para a proteção dos direitos das crianças e adolescentes, eu fico feliz em tê-lo conosco neste momento e digo que todo o seu povo deve estar orgulhoso por ter um político do seu porte”, destacou.
Durante a solenidade representantes da imprensa questionaram o prefeito de Iguatu sobre as ações e programas desenvolvidos no município que levaram à conquista do Prêmio Prefeito Amigo da Criança e do Prêmio Destaque Nacional, “ temos realizado uma gestão voltada para o cuidado com a nossa maior riqueza que são as pessoas, e neste sentido nos preocupamos especialmente com a nova geração de iguatuenses, No nosso trabalho registramos o menor índice de mortalidade infantil da história, a maior queda foi observada entre os anos de 2009 e 2010, quando os números atingiram um percentual de 68%, acima das médias estadual e nacional. Esse resultado coloca Iguatu como um dos municípios brasileiros que já conseguiram superar a meta estipulada pela ONU em 2015 que é de 13 óbitos por mil nascidos vivos e este foi o nosso maior premio a redução a mortalidade infantil”, disse Agenor Neto.
Escute a entrevista com Presidente da Fundação ABRINQ Synésio Batista:
Um segundo ponto destacado pelo chefe do executivo iguatuense foi o premiado programa Agente da Educação, “ o programa  Agente da Educação que é uma iniciativa pioneira da nossa Administração, preocupados e sensibilizados com a defasagem da aprendizagem daqueles que mais necessitam. Foi implantado pela Secretaria da Educação de Iguatu em 27 Escolas da Rede Pública Municipal e dessa forma, no contexto interativo, o Projeto Agente da Educação age de forma privilegiada na dinâmica de implantação e de consolidação de um novo modelo de educador, numa posição estratégica de trabalhar as relações família, criança/adolescente, professor e escola, depois da implantação deste projeto tivemos uma melhoria nos indicadores; avaliação positiva dos pais e da escola; aumento dos índices de freqüência; redução na evasão e repetência. Esse Projeto teve o reconhecimento estadual, nacional e internacional, foi destacado pela Revista Veja, pelo Jornal Diário do Nordeste, pela Revista Plenário, e o grande destaque foi pela UNESCO onde foi um dos escolhidos entre os mais de cinco mil municípios, no Brasil”, destacou.

Prefeito Agenor Neto com os prefeitos de Resende(RJ), José Rechuan e de Paragominas(PA), Adnan Demachki - foto - Alex Santana
Agenor Neto ainda apresentou para os representantes da ABRINQ e da imprensa em São Paulo um terceiro programa que é o Papo Firme, “Um espaço de democracia que usamos para melhor administrar com a participação social foi o Programa Papo Firme onde mensalmente nos reunimos com crianças e adolescente e jovens em praças publicas para uma conversa franca e aberta onde eles perguntam, criticam e sugerem as mudanças que acham convenientes. O Programa tem como objetivo oferecer aos adolescentes e jovens a possibilidade de fazer perguntas ao gestor municipal. É a oportunidade de debater com o prefeito os problemas do seu bairro e da cidade”, enfatizou o prefeito de Iguatu.

A primeira-dama, Hercília Oliveira e o prefeito Agenor Neto - foto - Alex Santana
É a quinta vez que a Fundação Abrinq lança o programa Prefeito Amigo da Criança, que na última gestão esteve presente em 1556 prefeituras, beneficiando mais de 10 milhões de crianças e adolescentes. Ao todo, 1607 creches foram construídas, criando 320 mil novas vagas; 68% dos municípios investiram na estruturação dos mecanismos de notificação e encaminhamento de casos de violência e 86% deles apuraram o Orçamento Criança.
Além do prefeito Agenor Neto, o evento contou com a presença de mais dois prefeitos que também  ganharam o prêmio de destaque nacional por implantarem ações estruturadas que superaram todos os indicadores: José Rechuan Júnior, Resende (RJ) e Adnan Demachki, Paragominas (PA).
Veja a entrevista emocionante do prefeito Agenor Neto para a TV Iguatu.Net:

Nenhum comentário:

Postar um comentário