domingo, 26 de março de 2023

Lula foi diagnosticado com Influenza A e pneumonia bacteriana


Diagnosticado com influenza A e pneumonia bacteriana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue em repouso no Palácio da Alvorada neste domingo, sem agendas oficiais.

No sábado (25), o petista cancelou a viagem à China após nova avaliação médica que concluiu que o presidente deve aguardar sua recuperação antes de enfrentar um voo de mais de 20 horas e uma extensa agenda de compromissos.

A parada de Lula nos Emirados Árabes, prevista para ocorrer depois das agendas na China, também foi cancelada.

A previsão é que o Palácio do Planalto remarque o embarque de Lula para a China o mais rapidamente possível. A data, no entanto, depende da agenda das autoridades chinesas, especialmente do presidente do país asiático, Xi Jinping.

De acordo com a infectologista Ana Helena Germoglio, médica da Presidência, o cancelamento da viagem foi uma questão de precaução e uma decisão tomada para não expor outras pessoas ao risco de infecção.

No sábado (25), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que também é médico, esteve com o presidente à noite e informou que hoje ele continuaria o tratamento apenas com medicação oral.

Com quadro inicial de pneumonia leve, o presidente foi diagnosticado também com Influenza A, o que foi decisivo para a recomendação de adiamento da viagem. De acordo com Germoglio, Lula não apresenta piora do quadro e está respondendo "muito bem ao tratamento".

Lula foi diagnosticado com pneumonia após cumprir uma série de compromissos e viagens pelo Brasil. O presidente viajou para a Paraíba, Pernambuco e Rio de Janeiro nos últimos dias, e foi alertado por auxiliares de que o ritmo de compromissos estava muito intenso.

Na sexta-feira, o médico do presidente, Roberto Kalil, esteve no Palácio da Alvorada para examiná-lo. Na ocasião, Kalil recomendou que Lula, de 77 anos, fizesse repouso. O presidente, porém, contrariou recomendação médica e passou por duas longas reuniões, com ministros e o presidente da Câmara, Arthur Lira. No Palácio do Alvorada, o clima era de tranquilidade, com poucas movimentações de acesso no Palácio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário