sexta-feira, 31 de julho de 2015

F. Gomes x Rodrigues: a luta entre as famílias em Sobral

A eleição para prefeito de Sobral, no ano que vem, tem tudo para ser a mais interessante do Interior cearense. O candidato governista deve ser Ivo Gomes (Pros), que será naturalmente o franco favorito. Em condições normais, a oposição nem gastaria muita energia numa disputa em Sobral contra um Ferreira Gomes. Mas não é o que acontece. O bloco anti-Ferreira Gomes está articulado, forte, com recursos. Organizado, sobretudo, em torno de outra família: os Rodrigues, que buscam disputar a hegemonia no maior município da Zona Norte.

Moses Rodrigues (PPS) já surpreendeu ao ser o deputado federal mais votado no Município em 2014. Teve seis mil votos de vantagem em Sobral sobre o ex-prefeito Leônidas Cristino (Pros), que concorria com apoio do então governador Cid Gomes. Atualmente, pressiona para tirar o PPS da base de apoio ao prefeito Roberto Cláudio (Pros) em Fortaleza.

O pai de Moses, Oscar Rodrigues, assumiu a presidência do PMDB de Sobral em maio passado, com as bênçãos de Eunício Oliveira (PMDB). Ele é empresário e dono das Faculdades Inta. No sábado passado, outro filho de Oscar, Daniel Rodrigues, que ocupa cargo na diretoria das faculdades, assumiu a presidência do PRB no Município. São assim três partidos em Sobral que estão sob controle doméstico dos Rodrigues.

Na última eleição municipal, o desempenho da oposição já foi impressionante. O hoje deputado estadual Dr. Guimarães (PV) conseguiu 42,7% dos votos válidos, contra 50,3% do prefeito Veveu Arruda (PT). Margem apertadíssima para os padrões dos Ferreira Gomes no reduto.

Ivo, em qualquer cenário, chega como forte favorito no ano que vem. Porém, a oposição se articula com muita força. Amparada por um grupo financeiramente poderoso e com respaldo de Eunício Oliveira, o bloco trabalha para, pelo menos, ter um bom desempenho no Município. E, assim, construir uma base forte para o senador peemedebista na sucessão estadual de 2018. Com todo simbolismo que envolve a eleição no reduto político do ex-governador.

É mais uma família que tenta assumir o controle da política sobralense. Desta vez, espalhada por três partidos.

O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário