quinta-feira, 26 de novembro de 2015

2015 está a caminho de ser o ano mais quente já registrado, diz ONU


O ano de 2015 está a caminho de ser o ano mais quente já registrado, alertou nesta quarta-feira a Organização Mundial de Meteorologia da Organização das Nações Unidas (ONU), na mais recente evidência do aquecimento global causado pelo homem e o efeito que isso está tendo sobre as condições climáticas extremas em todo o mundo.

A temperatura média da superfície global aumentou para 14,73ºC no final de outubro, cerca de 1ºC acima da anterior, disse Organização Mundial de Meteorologia, sediada em Genebra.

Os anos entre 2011 e 2015 também serão o período de cinco anos mais quentes já registrados, com muitos eventos climáticos extremos influenciados por mudanças climáticas, disse a ONU. A Índia e o Paquistão foram atingidos por ondas de calor neste ano, onde as temperaturas subiram para 45°C, enquanto que em locais de condições de seca nos EUA, os incêndios florestais aumentaram.


O anúncio vem poucos dias antes de os líderes mundiais se reunirem em Paris para abrir duas semanas de discussões sobre a forma de proteger o planeta das consequências potencialmente catastróficas do aquecimento global. Se for bem sucedido, a conferência do clima, conhecida como COP 21, poderia, pela primeira vez, ligar países desenvolvidos e subdesenvolvidos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O secretário-geral da Organização Mundial de Meteorologia, Michel Jarraud, disse que os níveis de gases de efeito estufa na atmosfera atingiram novos máximos e na primavera de 2015 no hemisfério norte a concentração média global de CO2 ultrapassou o limite de 400 partes por milhão (ppm) pela primeira vez.

"As emissões de gases causadores do efeito de estufa, que estão causando a mudança climática, podem ser controlados", disse Jarraud. "Temos o conhecimento e as ferramentas para agir", acrescentou. Jarraud disse que o fenômeno El Niño também contribuíram para as altas temperaturas e que iria continuar no próximo ano.

Uma estimativa preliminar com base em dados de janeiro a outubro mostraram que a temperatura média da superfície global de 2015 até agora foi de cerca de 0,73ºC acima da média de 1961-1990.  Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário