segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Eunício e Domingos Neto têm melhor avaliação entre parlamentares do CE

O senador Eunício Oliveira (PMDB) e o deputado federal Domingos Neto (Pros) são os parlamentares cearenses com melhor desempenho no Congresso Nacional, de acordo com ranking de avaliação das atividades no Legislativo, divulgado pela revista Veja ontem. Eunício ocupa a quinta colocação entre os senadores, e Domingos Neto, a 40° posição entre os deputados federais. 

O chamado “Ranking do Progresso” é produzido pela Veja em parceria com o Núcleo de Estudos sobre o Congresso (Necon) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Rio de Janeiro (Iesp-Uerj). As notas são atribuídas conforme atuação em nove eixos temáticos, como sistema educacional, combate à corrupção, infraestrutura, gestão pública e relações trabalhistas.

Esse é o quarto ano de divulgação do ranking. Em 2013, Eunício Oliveira ficou em terceiro lugar, mas caiu duas posições neste ano e obteve 7,75 pontos. Sobre o desempenho, o senador destacou a responsabilidade com seu mandato e disse ter recusado convite para integrar ministério da presidente Dilma Rousseff (PT) para manter as atividades no Legislativo nos próximos anos.

Os demais senadores do Ceará, Inácio Arruda (PCdoB) e José Pimentel (PT), ocupam, respectivamente, a 20° e a 23° posição na lista de 74 parlamentares. O mais bem avaliado, com nota 10, foi o senador Eduardo Amorim (PSC-SE).
 
Deputados
Reeleito para o segundo mandato a partir de 2015, Domingos Neto obteve 7,43 pontos e foi o melhor colocado entre os cearenses na avaliação. Atrás de Domingos, estão o deputado petista Artur Bruno em 62°, com 6,82, e o deputado tucano Raimundo Gomes de Matos, em 65°, com 6,76 pontos.

Para Domingos, o desempenho se deve à atuação na defesa dos  direitos da juventude, em questões urbanas, como saneamento e drenagem, na comissão de integração nacional, dentre outros. Ele ressalta a influência do partido e do governador do Ceará, Cid Gomes (Pros), na abertura de espaço no Legislativo e frisa que a expectativa é de que, com Cid no Ministério da Educação, novos caminhos de atuação possam ser abertos.

Os deputados mais bem avaliados foram Antônio Imbassahy (PSDB-MG), Marcus Pestana (PSDB-MG) e Gabriel Guimarães (PT-MG). No Ceará, a última posição ficou o com deputado Mauro Benevides, com 2,66 pontos, na 222° colocação.

Entre os resultados destacados pelo Necon, estão o equilíbrio entre parlamentares do governo e da oposição na Câmara Federal, cenário que, no entanto, não se repetiu no Senado; e o perfil de profissionalização da política brasileira, com integrantes com experiência no Parlamento. (Jéssica Welmajessicawelma@opovo.com.br)

"JÁ OUVI MUITAS VEZES QUE SOU MUITO NOVO. ISSO, PARA MIM, SEMPRE FOI UM GÁS. VOCÊ PRECISA DESAFIAR A INÉRCIA DO CONGRESSO PARA FAZER A DIFERENÇA”

Domingos Neto, Pros, eleito deputado federal aos 22 anos

"NÃO EXISTE SEGREDO. É DEDICAÇÃO E RESPONSABILIDADE. VOCÊ NÃO PODE EXERCER BEM O QUE LHE FOI DELEGADO SE NÃO CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS”

Eunício Oliveira, PMDB, eleito senador em 2010

Saiba mais

Ranking dos parlamentares do CE

Senado
5° Eunício Oliveira (PMDB)
20° Inácio Arruda (PCdoB)
23° José Pimentel (PT)
 
Câmara
40° Domingos Neto (Pros)
62° Artur Bruno (PT)
65° Raimundo Gomes de Matos (PSDB)
74° Genecias Noronha (SD)
77° Eudes Xavier (PT)
87° José Airton (PT)
99° José Guimarães (PT)
118° José Linhares (PP)
122° Edson Silva (Pros)
126° Chico Lopes (PCdoB)
126° João Ananias (PCdoB)
126° Vicente Arruda (Pros)
147° Manoel Salviano (PSD)
149° Arnon Bezerra (PTB)
156° Ariosto Holanda (Pros)
160° Aníbal Gomes (PMDB)
171° Balhmann (Pros)
177° Mario Feitosa (PMDB)
186° Danilo Forte (PMDB)
201° André Figueiredo (PDT)
203° Gorete Pereira (PR)
222° Mauro Benevides (PMDB)

Serviço

Acompanhe as notícias do Legislativo
Congresso Nacional: www.congressonacional.leg.br

O POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário